1
resposta

Aprofundamento: modelo e camada de persistência como JDBC ou JPA

Olá, podem explicar melhor ou indicar artigos pra leitura sobre modelo e camada de persistência como JDBC ou JPA, conforme citado no curso no último tópico? Obrigada :)

1 resposta

Olá Vanessa, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

O modelo é responsável por definir a estrutura, atributos e comportamentos das classes e objetos. Imagine que você está construindo uma casa. Antes de começar a construção, você precisa de um projeto, um plano que define como a casa será estruturada e organizada, esse projeto é o modelo da casa. Assim o modelo é a base sobre a qual o sistema é construído. Ele permite que os desenvolvedores entendam como os dados serão organizados e como as diferentes partes do sistema interagem entre si.

A camada de persistência é responsável por lidar com o armazenamento e recuperação dos dados do modelo em algum tipo de armazenamento persistente, como um banco de dados. Existem várias maneiras de implementar essa camada, e duas abordagens populares são o JDBC (Java Database Connectivity) e o JPA (Java Persistence API).

  • O JDBC é uma API do Java que fornece métodos e classes para interagir com bancos de dados relacionais. Com o JDBC, você pode estabelecer uma conexão com o banco de dados, executar consultas SQL, recuperar os resultados e atualizar os dados

  • O JPA é uma especificação do Java que define uma interface comum para mapear objetos Java para bancos de dados relacionais. Em vez de escrever consultas SQL manualmente, você define entidades Java que representam as tabelas do banco de dados e usa anotações para estabelecer o mapeamento entre as entidades e as tabelas.

Para finalizar, deixo como recomendação da formação Alura que aborda os temas JDBC e JPA.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e informar que o curso "Java Servlet: programação web Java" passou por atualizações, ganhando uma nova versão, nesta versão é utilizado a IDE IntelliJ e o framework Spring para criar uma aplicação web utilizando métodos e bibliotecas atualizadas e seguindo os padrões atuais do mercado. Neste curso você aprenderá a criar uma aplicação com Spring Boot, entender como funciona o Maven em uma aplicação Java, implementar um CRUD em uma aplicação Web, entre muitos outros conceitos. Para conhecer este novo curso, basta acessar o seguinte link:

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software