Senhores, boa tarde!
Gostaria de uma opinião sincera e um conselho sobre que caminho eu deveria seguir, tanto falando em termos de carreira, como os cursos que devo fazer. Vou tentar fazer um resumo bem rápido. Sou formado gestao em redes de computadores, exerci essa área por aproximadamente 5 anos, confesso que não estava contente com o que estava fazendo, apesar de ganhar razoavelmente bem, então decidi sair fora. Tentei diversas coisas, até que me deparei com uma proposta de sociedade em uma agência(situada em santos/homeoffice), no caso Agência Diesel. (www.agenciadiesel.com.br) a Agência era algo pequeno, faziamos sites em wordpress com tecnicas de SEO, mas a galera de santos, meio que não dá a mínima pra SEO, não tem como cobrar, ou nos não sabíamos cobrar isso. Bom, saindo de la, por motivos particulares, decidi seguir por conta própria. Por conselhos de programadores, me afastei do Wordpress (ate hj n sei se foi uma boa, porem n consigo voltar pra ele, me da repulsa aqueles negocios todo visualzinho, e toda aquelas paradas de Plugins pesados, e chatos aff. ) e comecei a estudar html5+css3+js(js sei o básico mesmo)entre SEO, marketing digital, identidade visual e etc. E desde entao venho vendendo websites, que pego templates em html+css+js e eu mesmo edito, acho que consigo criar do 0, mas até hj não tive motivo para tal, (nao tive cliente a altura). E por um outro lado eu tenho 1 lado meio dinâmico, vendas, reuniões, lidar com equipe, trabalhar em grupo, que me deixa muito na duvida por eu ser essa mescla de /pro-ativade+vendas com - Front end iniciante(nao sei se posso me considerar isso). Segue alguns sites que estou construindo: www.ledway.com.br www.weducar.com.br www.agenciakpax.com.br www.elementalgaming.com.br (endereço teste)
Também manjo de adobe Illustrator, faço uns logos(nivel iniciante-intermediario), mas já trabalho bem rápido nele; eu curto usar bastante o AI
O fato é que trabalhar autônomo ta muito difícil e eu também quero evoluir profissionalmente, mas no momento, gostaria de arrumar um trampo fixo para que eu possa dar uma melhorada na minha situação financeira. Os cursos que mais me atraem no Alura por enquanto, foram os da categoria business. Minha dúvida é : O que eu realmente sou (ou posso ser) para este mercado de hoje. O que eu deveria estudar? E que vagas eu poderia concorrer?
Desculpa a mensagem enorme. Grato RAFAEL DIAS