Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Apresentação Rafael Dias Santos sp

Senhores, boa tarde!

Gostaria de uma opinião sincera e um conselho sobre que caminho eu deveria seguir, tanto falando em termos de carreira, como os cursos que devo fazer. Vou tentar fazer um resumo bem rápido. Sou formado gestao em redes de computadores, exerci essa área por aproximadamente 5 anos, confesso que não estava contente com o que estava fazendo, apesar de ganhar razoavelmente bem, então decidi sair fora. Tentei diversas coisas, até que me deparei com uma proposta de sociedade em uma agência(situada em santos/homeoffice), no caso Agência Diesel. (www.agenciadiesel.com.br) a Agência era algo pequeno, faziamos sites em wordpress com tecnicas de SEO, mas a galera de santos, meio que não dá a mínima pra SEO, não tem como cobrar, ou nos não sabíamos cobrar isso. Bom, saindo de la, por motivos particulares, decidi seguir por conta própria. Por conselhos de programadores, me afastei do Wordpress (ate hj n sei se foi uma boa, porem n consigo voltar pra ele, me da repulsa aqueles negocios todo visualzinho, e toda aquelas paradas de Plugins pesados, e chatos aff. ) e comecei a estudar html5+css3+js(js sei o básico mesmo)entre SEO, marketing digital, identidade visual e etc. E desde entao venho vendendo websites, que pego templates em html+css+js e eu mesmo edito, acho que consigo criar do 0, mas até hj não tive motivo para tal, (nao tive cliente a altura). E por um outro lado eu tenho 1 lado meio dinâmico, vendas, reuniões, lidar com equipe, trabalhar em grupo, que me deixa muito na duvida por eu ser essa mescla de /pro-ativade+vendas com - Front end iniciante(nao sei se posso me considerar isso). Segue alguns sites que estou construindo: www.ledway.com.br www.weducar.com.br www.agenciakpax.com.br www.elementalgaming.com.br (endereço teste)

Também manjo de adobe Illustrator, faço uns logos(nivel iniciante-intermediario), mas já trabalho bem rápido nele; eu curto usar bastante o AI

O fato é que trabalhar autônomo ta muito difícil e eu também quero evoluir profissionalmente, mas no momento, gostaria de arrumar um trampo fixo para que eu possa dar uma melhorada na minha situação financeira. Os cursos que mais me atraem no Alura por enquanto, foram os da categoria business. Minha dúvida é : O que eu realmente sou (ou posso ser) para este mercado de hoje. O que eu deveria estudar? E que vagas eu poderia concorrer?

Desculpa a mensagem enorme. Grato RAFAEL DIAS

5 respostas

Grande Rafael, tudo bem?

Minha opinião? Você precisa focar em algo que gosta, buscar a área que você tenha verdadeira paixão para atuar.

Eu era assim também, como você, só "sarei" quando defini um foco.

Independente de salário, claro que ganhar mais, é sempre bom, mas não adianta nada ganhar mais fazendo o que não gosta!

Primeira coisa, defina um foco, depois escolha uma trilha no alura e conhecimento, pratica e repetição.

Depois é só colher os frutos!

Forte abraço, Anderson.

Vlv man! A questão é eu adoro desenvolver, mas eu gosto também da parte de projetos, vendas, otimizacao, MKT digital, entao por agora eu to ainda confuso, queria meio que unir os 2.

Bom, você vai acabar tendo que decidir se gosta mais de programar, ou mais de fazer a gestão. Acho que você está mais pra gestor de projetos de TI. Como exemplo, vou utilizar um gerente que tive quando trabalhei na Ingresso Rápido. Esse cara era o gerente de uma equipe de 5 devs + 1 líder técnico (que era dev também). A questão é que ele respondia pela equipe, gerenciava as sprints, fazia toda a parte de SCRUM, porém ele era um cara bem técnico. Ou seja, todo dia ele tava ajudando a gente com questões técnicas. Um ponto meio fraco é que ele não era tão comunicativo, não era tão bom "vendedor", mas no geral ele era excelente.

Claro, no caso desse meu antigo gerente, ele manjava muito da parte técnica já. Isso propiciou a ele ser gestor, ganhar salário de gestor e continuar mexendo com a parte técnica.

solução!

Boa tarde Rafael,

Apoio o que o Anderson te falou, isso é importantíssimo. Porém, tentarei lhe indicar algo mais direto baseado na minha experiência no mercado:

Acredito que você poderia concorrer à vagas de Liderança de equipes de Web Design por exemplo, você tem uma parte do conhecimento do que eles utilizam, e tem a vontade de atuar na parte de negociação, etc. Seria uma posição interessante para seu perfil.

Você poderia pender para o lado mais técnico também, caminhando então para vagas de Web Designer ou Front-end em si, onde você atenderia as demandas. Isso certamente escalaria e aprofundaria seus conhecimentos de HTML, CSS, JavaScript, etc. Mas em geral para estas vagas te falta uma ferramenta bem importante, o Photoshop (ou não sei se vc manja e só esqueceu de citar). JavaScript teria que ficar mais avançado se for o caso de Front-end.

Dependendo do quão articulado você for com clientes e negociações, você pode até almejar vagas voltadas para Marketing, onde normalmente concorreria com pessoas vindo da PP (Publicidade e Propaganda), e se essa área te agradar, pode ser que seu caminho seja por aí, mais na área criativa, delegando o trabalho para equipes técnicas depois (mas seus conhecimentos técnicos possivelmente te ajudariam a visualizar na sua mente coisas que uma pessoa que não os tenha talvez ache mais difícil).

Outra coisa que pode vir a te agradar devido seu gosto pela parte do negócio pode ser vagas de Analista de Negócios mesmo, embora você não tenha os conhecimentos técnicos ainda dessa parte, pode ser que você se sinta bem envolvido com o negócio, analisando como funciona e especificando soluções (não no nível técnico ok, senão seria arquitetura de sistemas e engenharia de software) e possivelmente envolvendo um pouco na parte criativa também.

Quanto a parte da grana, já não sei dizer bem quantos estes perfis de emprego ganham, e vai depender da cidade também. Mas em geral vagas de perfil de liderança/analista pagarão mais.

Enfim, espero poder ter contribuído com algo para você pensar.

Abraços.

Vocês todos estão me dando uma luz com suas respostas. obrigado mesmo.