1
resposta

Apresentação online

Como estamos na época da pandemia, os eventos presenciais foram cancelados nos restando os virtuais. Para alguns foi uma questão de alivio pois não precisaria enfrentar as pessoas diretamente, mas para outros nem tanto, pois ao apresentar slides a sua tela fica com a apresentação, não mostrando a reação das pessoas - se estão entendendo ou com alguma dúvida.

Em relação a apresentação online, vocês tem alguma dica para melhorar essa questão?

1 resposta

Boa tarde Maria! Realmente isso é um problema, mas observando algumas apresentações, aulas, palestras que tive recentemente, pude notar que geralmente professores com aulas ou palestras demasiadamente longas, perguntas complicadas de serem respondidas ou somente "tudo certo aí pessoal?" atrapalham bastante. Tenho professores que estendem demais a aula, como não fariam pessoalmente, e acho q isso se deve ao fato de se sentirem mais seguros e a vontade enquanto estão online. As perguntas que fazem sempre são básicas, ou falas montadas de forma que não despertam o interesse. Por outro lado, tenho um professor que utiliza exemplos, é objetivo mas não falta com detalhes e apresenta os slides a medida com que fala, de forma dinâmica. E além disso, com uma voz clara utiliza de histórias para explicar o conteúdo. Com relação ao feedback mesmo, o professor citado sempre faz perguntas sobre dúvidas. Com a ótima apresentação que faz, sempre surgem alguns questionamentos e participações. Então, ao meu ver é fundamental fazer uma apresentação interessante, levantar questionamentos e abrir espaço para dúvidas, já que não temos o feedback das expressões das pessoas. Os questionamentos serão consequência da boa apresentação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software