Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Apresentação e uma pequena grande duvida

Bom dia/Boa Tarde/Boa Noite magnânimos assinantes do Alura. (Sr. K <3)

Tenho uma pequena dúvida que me persegue, na verdade acho ela persegue muitas pessoas também. Mas como esse é o meu primeiro post no fórum vou me apresentar.

Meu nome é Daniel, tenho 18 anos, terminei o ensino médio ano passado e por enquanto venho só estudando aqui no Alura. Minha dúvida é a seguinte: como eu sei que já estou preparado para buscar um emprego? Já tenho um conhecimento em PHP, Orientação a Objetos, MySQL, tenho uma pequena noção no front-end (HTML, CSS e JS) , recentemente terminei o curso de Git daqui, atualmente estou fazendo o curso de Design Patterns de PHP (já estou no segundo) e pretendo começar o curso de SOLID e TDD. Com isso já consigo arrumar um emprego? Ainda me sinto muito inseguro, parece que o que sei sobre essas coisas são muito superficiais. Unica coisa que eu desenvolvi foi um sisteminha de login e cadastro bem básico para entender como funciona (pesquisando na internet) e nem sei se o meu código foi um dos melhores, bom é isso. Acho que sofro da síndrome do impostor sem nem mesmo começar a trabalhar...

Se alguém puder me dar uma luz, agradeço. <3

4 respostas
solução!

Lambda³ Daniel,

Vamos la...

Um passo bacana seria comecar uma faculdade (de Sistemas por exemplo) a fim de arrumar um estagio na area.

Com o seu conhecimento tecnico acredito ser bem tranquilo, afinal (teoricamente) nao tem vaga de estagio pedindo 5 anos de experiencia em X tecnologia.

A inseguranca faz parte, recomendo colocar seus codigos no Github, participar de palestras, eventos (da uma pesquisa de eventos de tecnologia no Meetup.com), contribuir em foruns, etc. Nao tenha medo de expor seu codigo, o Daniel do futuro vai ter como comparar esses codigos depois. pra ver o quanto evoluiu.

Sindrome do impostor tambem tenho, no maximo que posso te aconselhar é que voce tente aprender a viver com ela, tentar ignora-la as vezes. Nao sei o quao saudavel é isso, mas pelo menos não fico chateado por ai. Recomendo esse texto do Papo de Homem.

Ah, e quando for fazer um projeto pessoal pra por no Github ou pra se divertir, tenha acabativa, isso é, comece e termine algo, antes de pegar outra coisa pra fazer. Isso nas empresas é bastante cobrado.

E é isso, vamos ver outras experiências dos outros bípedes* também. :)

Um abraço!

(ps: referencia ao Sr K do Jovem Nerd, para quem nao acompanha os caras)

Muito obrigado pela resposta Natan!

A faculdade eu pretendo começar assim que possível, mas não sei quando vai ser. Em questão de participar de eventos eu já providenciei isso, vou pela primeira vez em uma meetup agora em março.

Você falou de colocar meus códigos no github e então surgiu mais uma dúvida, eu posso colocar todo o código que escrevo lá? Como por exemplo os exercícios aqui do Alura?

Ah, valeu pelo texto também, ajudou muito.

Oi Daniel,

Bacana, começa sim, e termine-a!

Opa, vai ser o meetupCSS sobre SVG? Terá um(ns) instrutor(res) da Caelum/Alura lá também.

Pode sim! É bacana que você consegue versionar tudo e ainda mostra para um futuro empregador que você está constantemente estudando e se atualizando.

Magina cara, qualquer outra dúvida off-topic ou técnica, só postar aqui no fórum que a comunidade Alura sempre ajuda.

Abcs e boa sorte!

Po, seria legal conhecer vocês do Alura pessoalmente (Façam algo em BH) mas dessa vez não, vai ser sobre Microsoft Azure.

Vou começar o curso de SOLID com PHP e colocar todos os exercicios lá no github então!

Valeu Natan <3