1
resposta

Apresentação e dúvidas de como iniciar o curso referente a uma vaga!

Olá meu nome é Adrieli Nascimento Gomes, tenho 22 anos, cursei o técnico em Adm porém desenvolvi uma paixão muito grande por ciências de dados assim que engressei em uma grande empresa com estagiária.

Depois dessa breve apresentação, gostaria de pedir ajudar em como iniciar o curso mediante a essa vaga que me interessei bastante e mesmo pelo nível de experiência exigido eu irei tentar, pois não custa nada rs.

REQUISITOS DA VAGA:

• Conhecimentos avançados em Probabilidade e Estatística;
  • Conhecimentos avançados em Data Viz, com quaisquer plataformas, mas preferencialmente Tableau ou DatabricksSQL;
  • Experiência avançado em Linguagem de Programação (Python, R ou Scala);
  • Experiência avançado com SQL;
  • Experiência com processos ETL (Extract, transform, load) e engenharia de features para criação de books de variáveis e feature stores;
  • Experiência consistente em desenvolvimento de pipelines de Machine Learning e dados com Sklearn ou PySpark;
  • Conhecimento avançado em arquitetura de software ou serviço de dados (batch, online, real-time, etc.);
  • Experiência trabalhando em uma base de código com colaboradores e com um sistema de versionamento (ex. GitHub);
  • Experiência com testes A/B e inferências causais;
  • Perfil crítico, analítico e data-driven;
  • Conhecimento em desenvolvimento e boas práticas de software (reutilizável, testável e documentado)

Desde já agradeço a ajuda.

1 resposta

Oi, Adrieli! Como vai?

Que gostoso saber que você está se dedicando tanto a entrar na área que você ama! A ciência de dados é uma área linda, mesmo. Também me apaixono um pouquinho mais a cada dia.

Essa vaga parece ser de um nível bastante avançado, os requisitos são coerentes com o que se espera de uma pessoa cientista de dados já com alguma vivência. Vou deixar aqui algumas recomendações das nossas formações seguindo a lista de requisitos da vaga. Lembre-se de praticar bastante e ficar a vontade com os conceitos iniciais antes de ir muito fundo nos estudos, tá bem? É super importante ter uma base sólida nos fundamentos antes de encarar problemas mais complexos.

Linguagem de Programação

Python é a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Ela conta com várias funcionalidades para resolver problemas encontrados nessa área, e ainda por cima é super versátil. Temos a formação inicial Python para Data Science e Avançando em Python para Data Science.

Probabilidade e estatística

A formação Estatística com Python explora testes estatísticos dentro do âmbito de análise de dados.

Data Visualization

Temos a formação Looker Studio que mostra como criar dashboards na ferramenta, além de outras funcionalidades.

SQL

A formação Conhecendo SQL é um primeiro passo bem legal na linguagem SQL. Depois de finalizada, você pode escolher um Sistema Gerenciador de Banco de Dados para se especializar.

Pipelines de Machine Learning

Para compreender conceitos de ML, a formação Machine Learning é o primeiro passo. Depois de completa, temos Machine Learning Avançada e Continuous Delivery for Machine Learning para se aprofundar.

Versionamento

Além do versionamento, a formação Ferramentas essenciais para Devs vai te trazer conhecimentos bem legais e importantes para o dia a dia como profissional de tecnologia. Mesmo que seja uma formação para desenvolvedores, os conhecimentos serão muito bem aproveitados por uma pessoa profissional de ciência de dados.

Acredito que esses estudos te trarão uma base bem interessante para iniciar seus conhecimentos na carreira de Dados. Com sua dedicação para esses estudos, as percepções sobre os outros pontos da lista de requisitos já estarão mais apuradas.

Espero ter ajudado e que você goste bastante de estudar conosco, Adrieli! Conte com o fórum sempre que tiver dúvidas.

Abração.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!