Oi, Luiz Felipe! Tudo bem com você?
Adorei a sua história, estou torcendo para que você goste muito de estudar essa área! E nós aqui da Alura esperamos muito que possamos te ajudar a conquistar seu sonho ^^
Como você disse que quase não conhece muito de programação, eu recomendo que você comece aprendendo Python, é uma linguagem de programação bem simples, limpa e rápida, tenho certeza que você vai gostar muito. Além disso, ela é uma das linguagens mais importantes de se conhecer quando se busca a carreira de Cientista de Dados. Então para aprender ela, você pode seguir o seguinte o roteiro de estudo: Python 3 parte 1: Introdução à nova versão da linguagem -> Python 3 parte 2: Avançando na linguagem -> Python 3: Introdução a Orientação a objetos.
Após concluídos os cursos iniciais, você já pode iniciar a formação Python para Data Science essa formação traz um conteúdo introdutório e conforme os cursos vão sendo assistidos, os conceitos Data Science vão sendo aprofundados. Depois de concluir essa formação, você pode assistir alguns cursos da formação Data Science que vão te dar ainda mais conhecimentos sobre essa área.
Como estão seus conceitos e estudos em estatística? Se não estiverem muito bons, sugiro que daqui você inicie a formação Estatística com Python, dá uma olhada no conteúdo abordado nessa formação, se você ver alguma dificuldade em algum dos conteúdos, você pode iniciar por eles.
Se ao final disso tudo você tiver interesse em previsão de dados e sistemas inteligentes, recomendo estudar a formação Machine Learning para aprender a construir diversos modelos de máquinas inteligentes.
Essa rota de estudos que te indiquei traz um conteúdo básico de programação Python e um grande avanço em Data Science focada nessa linguagem. Mas esse campo não aborda somente Python, essa é uma ótima opção de linguagem de programação para iniciar os estudos em Data Science mas você não precisa se limitar apenas a ela. Depois de finalizar sua entrada em Ciência de Dados com Python, sugiro você buscar por outras ferramentas, como SQL, NoSQL, Power Bi ou a linguagem R e todo o suporte para você aprender elas você encontra aqui na Alura ^^
Outra dica importante é: sempre que puder, pratique programação! Todo seu aprendizado e segurança em programação depende da prática, portanto, não se limite apenas aos cursos, busque ler artigos, documentação e praticar bastante questões com a linguagem que você está aprendendo a usar.
Eu espero ter te ajudado! Se surgir outra dúvida estarei à disposição ;-)
Bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!