Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Apresentação e dúvidas

Bom dia,

Iniciei na Alura com foco em aprender sobre Python e ciência de dados, para aplicar isso na minha área de atuação (atualmente sou aluno de doutorado em biologia, trabalhando com diversidade de insetos). Porém, descobri que tenho muito interesse na área de programação após o curso de "Lógica de programação" e atualmente estou no último curso da "formação iniciante em programação". Com isso surgiram algumas dúvidas:

(1) Pretendo seguir com com plano inicial de aprender ciência de dados. Decidi pelo caminho das formações: python, python para data Science e data Science. Essa é uma boa escolha? Recomendações?

(2) Estou com a ideia de desenvolver um software que me permita transferir informações de um arquivo de texto para outro, alterando a ordem e formatação desses textos, uma espécie de conversor de arquivos de um formato para outro. Qual linguagem me ajudaria com isso?

(3) Me interessei pela área de desenvolvimento de aplicativos mobile, principalmente Android, mas fiquei confuso com as formações. Preciso fazer o curso de Java? O de kotlin? Ou o de Android Studio já basta?

(4) Aprender Electron para desenvolver softwares vale a pena? Como javascript é a única linguagem que tive contato até agora com os cursos, me parece que vale muito a pena, mas não tenho certeza.

(5) Existe algum curso aqui na Alura que me ensine a deixar um site online do zero? Eu fiz os 4 módulo de Html e CSS, mas queria algo sobre finalizar uma página e colocar ela online. Existe um curso específico?

Obrigado por ler até aqui. Se puder responder qualquer uma das dúvidas, ficarei muito grado.

Abraços!

3 respostas
solução!

Olá Abner, bem vindo! Vou tentar responder suas dúvidas:

(1):

Já fiz a formação Python e acredito que dá uma boa base, mas acho que para um processamento de dados mais intenso e um aprofundamento melhor a te recomendo fazer as duas, Python e Python para Data Science. Caso queira, Machine Learning também pode ser um conteúdo muito bom a ser trabalhado visando que é um conceito que cresce cada vez mais no mercado e tem muitas aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento.

(2)

Isso depende muito, caso esteja no Windows, a plataforma .NET interage muito bem com o sistema nativo e o compilador C# já vem nativamente no sistema, mas provavelmente os cursos de Windows poderão te ajudar

(3)

O Java é bem bom para android pelo que vejo, mas por razões mais políticas, não é permitido no iOS. Caso queira desenvolver para iOS, te recomendo o Swift, desenvolvido pela própria Apple. Mas existem outros multiplataforma, como o React Native, que é uma biblioteca boa pra quem tem mais intimidade com o Javascript, pois é nele que o Framework mobile é gravado. Caso você gosta de C# e a plataforma .NET, tem o Xamarin, que é gravado em C#. Caso nenhum deles te interessou, existem também as linguagens multiplataforma Dart, Flutter e Ionic, gravado em Angular.js, um Framework Javascript. No Android também tem o Kotlin. OBS: Só uma coisa, o Android Studio é uma IDE para desenvolvimento Android, não uma linguagem Ok.

(4)

O Electron pode valer a pena se você quiser desenvolver aplicações Fullstack usando tecnologias da web, mas o tem também o ReactJS para Aplicações Desktop, também baseado em JavaScript, que é uma ótima opção. Enfim, existem diversas opções como C e C++ ou o próprio C#.

(5)

Existe Sim, no curso de Wordpress você levanta um site na plataforma 00webhost, o Wordpress é gravado em PHP, uma linguagem de back-end focada na web, e o clássico Front-End com HTML e CSS, mas vem com uma marca d'água e outras limitações. Caso queira algo melhor, vai ter que pagar por algum serviço melhor como o Hostinger, o HostGator ou o próprio serviço pago da 00webhost.

Alguns artigos e definições sobre as linguagens e temos mencionados

Conclusão

Enfim, acho que respondi todas suas dúvidas, deixem muitos cursos, artigos(Alguns em Inglês), vídeos linkados com os termos que usava, acredito que com esse material você consegue traçar um bom Plano de Estudos com tudo que pretende fazer e aprender aqui. Tenho uns repositórios sobre Python e PHP lá no meu GitHub, caso queira dar uma olhada. Espero ter ajudado, caso fique alguma outra dúvida é só falar :-D

Desculpa por ter usado duas respostas é que não coube na primeira pois ultrapassou o limite de caracteres hehe.

Muito obrigado, Cauê! Você me esclareceu muitas coisas. Estou lendo os links que você enviou! Abraços.