Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Apresentação / Duvidas

Olá, pessoal! Tudo certo?

Sou formado em redes de computadores e já estou trabalhando na area, mas estou buscando transição de área. Comecei agora na alura e já estou fazendo a formação de Data Science, no entando ainda me vejo com duvidas se quero seguir nesse rumo mesmo, ou se vou pra área de Front-end/UX. Se puderem contribuir com esse jovem confuso que vos fala, ficarei muito agradecido! :)

1 resposta
solução!

Olá João! Tudo bem?

É uma dúvida bem comum no início de carreira.

O primeiro passo que te recomendo é encontrar a área com a qual você tem maior afinidade. Entender um pouco mais do que o profissional dessa área faz, e um pouco sobre seu dia a dia. Após isso vai ser mais fácil perceber qual área mais te atrai e quais tecnologias as empresas sempre pedem desse profissional. Por mais que as empresas tenham exigências diferentes, muitas vezes encontramos um padrão do que todas elas esperam do profissional de determinada área, e esse é um bom indício do que é essencial que você aprenda.

De forma geral, você vai perceber que alguns conhecimentos são importantes em qualquer área de tecnologia... como a lógica de programação. Te recomendo iniciar por aí, e uma boa opção é começar por esses dois cursos:

Além disso é importante ter alguns conceitos sobre como os computadores funcionam por baixo dos panos, e podemos ver isso nesse curso:

E, algo que é muito comum de encontrarmos como exigência nas vagas de tecnologia é o conhecimento de versionamento de código com Git e GitHub... e para isso temos o seguinte curso:


Tendo essa base em lógica de programação, conhecimento básico de arquitetura de computadores e entendendo o funcionamento básico do versionamento de código, você estará pronto para seguir se aprofundando na área que mais te atrair... e nesse momento entra em cena a importância de saber por qual área deseja seguir, como te falei lá no início, para então você passar a estudar as tecnologias que as empresas mais necessitam do profissional dessa área.

Vou deixar aqui abaixo algumas recomendações de conteúdo adicional que podem te ajudar nessa exploração da áreas de atuação em tecnologia:

Após dar uma olhada nesses conteúdos e ter uma ideia mais clara da área que mais chama sua atenção, fica mais fácil de entender as tecnologias que iremos ver a seguir 😄

Consegui te ajudar? Se precisar de mais ajuda nesse tema, e sugestões, é só falar!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software