1
resposta

Apresentação - Cachorro velho aprende truque novo sim

Boa tarde pessoal,

Meu nome é Marcelo Minholi, tenho 44 anos e trabalho com TI desde a década de 1990. Vim parar aqui na Alura por recomendação de alguns colegas de trabalho, no momento estou estudando algumas coisas sobre microsserviços e como trabalho com tecnologia educacional resolvi unir o úti ao agradável e me matriculei pra conhecer o projeto da Alura.

Primeiramente parabéns ao pessoal da Alura pelo ambiente e pela qualidade dos materiais didáticos, ainda vi pouco mas do pouco que vi estou certo que esse é um excelente lugar para se profissionalizar e aprender muito, além de um ótimo espaço para se conhecer profissionais.

Sou programador Python desde antes da primeira release do Django, quando me apaixonei pelo framework, e desenvolvo soluções educacionais usando o MOODLE (PHP), entre outros projetos que desenvolvi ao longo dos anos e fui palestrante em vários eventos de software livre além de advogar pelo uso do gnu/linux e pela popularização do opensource na pré-história da Internet brasileira (dinossauro) rsrsrs...

Aproveitando pra dar minha primeira contribuição, achei um bug aqui! rsrsrs...

Como é possível ver na imagem abaixo ao fazer uma busca no fórum os acentos e caracteres especiais estão ficando com a codificação errada (ISO-8859-1 -> UTF-8 talvez)

E também descobri que se usar emoji aqui dá um erro e o texto digitado é descartado (e por conta disso essa na verdade é a versão 1.1 da minha apresentação. Fica aqui o pedido para suportar emojis ou pelo menos disponibilizar o texto original de volta no campo desse formulário do fórum para permitir a sua edição quando dá erro, ou ainda, informar que emojis não são permitidos.

Obrigado pessoal! Desculpem ser chato e já entrar debugando as coisas e dando pitaco, mas espero aprender muito com vocês e colaborar sempre que for possível. Abraço a todos.

Caracteres inválidos no campo de busca do fórum

1 resposta

Oi, Marcelo! Tudo bem?

Desculpe pela demora em te responder.

É bem legal saber que você já acompanha a área há bastante tempo e viu uma boa evolução na tecnologia! Isso é super interessante.

Agradeço pelo feedback sobre os cursos e o conteúdo, fico feliz que você está satisfeito com o material! E, também, obrigada pela dica sobre a codificação! Ela já foi corrigida e agora está sem problemas quanto à acentuação e aos caracteres especiais.

Contudo, sobre os emojis: eles ainda não são permitidos no fórum. Ao tentar postar algum tipo de emoji, a seguinte imagem irá aparecer:

Recorte de captura de tela do site da Alura, em específico, do fórum, após tentativa de post contendo um emoji. Há um retângulo preenchido de vermelho e em letras brancas há a frase: "O texto do post contém caracteres inválidos abre parenteses emojis e caracteres especiais não são aceitos fecha parenteses"

E você terá que recomeçar o post.

Porém, temos no site uma função chamada "Sugira uma funcionalidade". Ao final da plataforma, você irá se deparar com ela:

Recorte de captura de tela do site da Alura, em que há uma seta vermelha apontando para "Sugira uma funcionalidade". Além do logo da Alura, outras opções à mostra: "Sobre a Alura", "Dúvidas frequentes", "Sugira um curso", "Blog da Alura" e "Discord Alura".

Acredito que você já conhece o Github bem, mas é sempre bom deixar um guia aqui, porque mais pessoas na comunidade podem ter dúvidas. :-)

Após clicar, você será redirecionado ao Github. Lá, é possível ver nosso repositório de produção de funcionalidades. No repositório do Github, na parte de "Issues", você poderá abrir uma discussão sobre uma nova funcionalidade.

Recorte de captura de tela do repositório do Github, em que a segunda opção está demarcada por uma sombra cinza, escrita "Issues". Antes dela há a opção "Code", e após ela, "Pull requests", "Actions", "Projects", "Security" e "Insights".

Após acessar a página, vá em "New Issue". Depois disso, clique em "Get Started" para dar início a uma nova discussão sobre a funcionalidade.

Quando finalizar, vá o fim da página e procure pela opção "Submit new issue". Assim, após postar, nossos(as) desenvolvedores(as) poderão avaliar a sua sugestão.

Abraços! Caso alguma dúvida surgir, estamos aqui para te auxiliar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software