Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Apresentação

Olá, me chamo Marcelo. Já programo há algum tempo, porém perdi a onda dos frameworks da moda.

Estou fazendo faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, me formo ano que vem.

Em paralelo estou estudando tecnologias que me permitam lançam a versão 2.0 de um sistema antigo que criei, que é um Gerenciador de Tarefas, agora adicionando funcionalidades de CRM e analise massiva dos dados trazendo insights sobre a produtividade. Tudo dando certo, se tornará um novo negócio no modelo SASS.

Pensando nesse projeto do gerenciador acima, penso em desenvolver ele em PHP ou Python, minha principal dúvida é se uso algum framework como Laravel ou Django ou faço tudo na mão.

Estou na pesquisa sobre os prós e contras, se alguém tiver algo a compartilhar será muito bem vindo.

1 resposta
solução!

Olá Marcelo,

Para um projeto de médio e grande porte é mais interessante utilizar um framework, vai ajudar muito na velocidade do desenvolvimento e na organização do sistema.

Sendo assim, tem alguns pontos que são interessantes considerar ao escolher a linguagem/framework:

  1. Qual o objetivo do seu projeto? Como você disse que precisa fazer análise de dados, python parece ser o mais indicado, pois o python apresenta uma maior afinidade com processamento de dados.

  2. Tendência do mercado ou popularidade. Isso acaba sendo um ponto muito importante pois pode influenciar na probabilidade de você encontrar material, informações e soluções para possíveis problemas. Nesse ponto os dois frameworks e linguagens estão bem posicionados, os dois são muito populares e possuem uma grande comunidade.

  3. Sua afinidade com a linguagem/framework. Esse ponto impacta muito, não importa as vantagens de uma linguagem ou framework se você não sabe ou não gosta de trabalhar com isso, pode acabar se tornando uma barreira para o avanço do sistema.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software