Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Apresentação

Olá Pessoal,

Meu nome é Johnny, estou começando aqui no Alura, gostei da plataforma, dos cursos, estou gostando do conteúdo, quero me especializar como Desenvolvedor Front-End, comecei com o curso de Lógica I, mas se alguém puder me ajudar nesta carreira eu agradeço, ;)

Johnny

5 respostas
solução!

Olá, Johnny! Tudo bem? =)

Legal que você já sabe qual área deseja se especializar!

Para quem está iniciando, é interessante começar pela Carreira Iniciante em Programação. Lá você começa a ver o básico de lógica, além de ver HTML, CSS e JavaScript, as três linguagens utilizadas no Front. =)

Ainda na parte de carreiras, todas as "bandeirinhas" que tiverem a cor azul na tonalidade mais clara, se referem à alguma coisa de Front-End, também...

Assim que fizer a Carreira Iniciante em Programação, acho bem válido partir para a Carreira Desenvolvedor Front-End, já que esse é o seu foco. Você já vai ter feito alguns dos cursos dessa carreira na parte de iniciante... Aí você faz o resto e já vai ter uma boa base para desenvolver. =)

Depois disso, basta continuar estudando... Sempre. Rs. Aí é só escolher as carreiras / cursos e manda a ver! =)

Qualquer dúvida que você tiver, pode postar aqui no fórum que lhe ajudamos!

Abraço, bons estudos e seja bem-vindo!

Fábio

Obrigado Fábio e Samir,

Fiquei com uma dúvida, o que seria Desenvolvedor Fullstack, por que esta aparecendo esse tipo de vagas nas empresas?Tenho que saber tudo e de tudo, desde front-end a back-end?

att,

Johnny

Johnny,

Um Desenvolvedor Full-Stack é aquele capaz de atuar tanto no Back-End quanto no Front-End, ou seja, ele faz a parte do layout e a parte da lógica.

Agora vai uma opinião minha: Não acho que seja necessário você saber Back e Front, mas quanto mais conhecimento, maior será o seu diferencial... Saber tudo de tudo acho que ninguém consegue, o que muitos fazem é saber tudo de um pouco ou um pouco de tudo. Rs...

O que eu acredito que seja o ideal é conhecer um pouco de tudo e se especializar em uma coisa. No seu caso, você já disse que quer ficar no Front. Conhecer alguma linguagem de Back-End e entender um pouco seu funcionamento pode ser um diferencial...

Atualmente, o JavaScript, uma linguagem inicialmente usada no Front tem se destacado por ser utilizada no lado do servidor com Node.js. Talvez possa ser um caminho... =)

Se optar por essa trilha, temos a carreira de Desenvolvedor Full-Stack MEAN, que basicamente é usufruir do JS em quatro partes:

• MongoDB: Um banco de dados NoSQL, que armazena as informações em forma de JSON;
  • Express: Um framework server-side criado sobre o Node.js;
  • AngularJS: Um framework client-side para Single Page Applications MVC;
  • Node.js: Um tipo de servidor feito com JavaScript.

Depois dê uma olhada em cada um dos tópicos e veja qual lhe interessa mais... Às vezes você pode acabar se interessando por deixar o JS no client e aprender uma outra linguagem para o server, como Java. =)

Novamente, espero ter ajudado!

Fábio

Fárbio,

Ajudou e muito, eu fico agradecido mesmo, estou atuando como programador front-end, embora meu cargo seja descrito apenas como programador, sou iniciante, estou a 1 ano, pouquinho mais, neste cargo, gosto de tecnologia sou apaixonado e viciado, sei que não vou saber "tudo e de tudo", :D, mas nas minhas pesquisas acabam sempre indo do developer front-end para o full stack mean e etc.

até o próximo post então, valeu!

Johnny