Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Apresentação

Boa noite pessoal, tudo certo??

Sou de BH e sou mestre em física. Atualmente faço doutorado em física computacional, mais especificamente na área de simulação em nanomagnetismo. Desde 2014 programo em Fortran90 ( para os cálculos mais pesados ) e uso Python basicão para análise dos resultados. Desde os 11 anos mexo com Linux ( inicialmente com Ubuntu e atualmente Mint ).

Como Fortran é relativamente ultrapassado, entrei na Alura para aprender diferentes linguagens de programação assim como estudar melhor Data Science e poder aplicar em outras áreas além da Física.

Possuo algumas ( não muitas ) habilidades em aprendizado de máquina com Scikit e um bom uso de Numpy e Pandas.

Enfim, queria dicas de cursos bacanas pra essa área que estou entrando. Um grande abraço a todos!!

1 resposta
solução!

Oi, Mestre! No teu caso eu consideraria primeiramente passear por :

  • Programação ( C , Python, Algoritmos)
  • Data Science ( determinadas formações, como Python para DS, Estatistica com Python, Machine Learning e outras),
  • DevOps (Linux, mas vc disse que tá super de boa nesse quesito, correto?, ao menos uma ferramenta para versionamento de dados, mas eu não indico o alura para git/github, ao menos uma mínima noção do funcionamento de máquina e arquitetura de computadores e redes e armazenamento em nuvem (AWS),

Eu sei que quando vc visitar estatistica, ML, alguns cursinhos de devops vc, na realidade, estará revisitando. Mas, dê uma olhadela e veja o que vc precisa e o que pode ser descartado. Uma coisa que eu aprendi (depois de muita sofrência) é que: transpor as ferramentas que eu criava com meu excel e meu tradicional papel e caneta e cérebro podem ser bastante diferentes em linguagem de programação. Eu tomei uma surra quando tentei replicar um artigo meu antigo em IA em Python. Daí veio outra lição aprendida: não ignore o "simples". Fundamentos são os melhores amigos que vc pode ter quando o assunto é programação (por isso eu to te indicando a linguagem C, ela vai te deixar mais perceptivo, mais sagaz. Quando tu chegar em Python, vai ser um passeio no parque. Eh... mais ou menos hehe ;)

Ps: eu acho que falta algo (ou muitos algos), mas de começo a grade tá muito legal já.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software