1
resposta

Aprendizagem no Home Office- No trabalho e Estudos- A dificuldade da "solidão"

Pessoal, eu tenho sofrido bastante com isso!

O fato de estar sempre (pessoalmente) sozinho, em casa, longe dos colegas e parceiros de trabalho e tambem nos estudos não ter o calor humano, as duvidas, conversas, interações com professores...

Eu venho de muitos anos nesse ritmo, de presença, relacionamento presencial, comunicação, enfim.

Tenho sofrido demais para evoluir no "novo" cenário a distancia.

Mas o que mais pesa para mim é o APRENDIZADO.

Alguem mais sofre com isso? Quais dicas me dariam para vencer essas dificuldades?

1 resposta

Oi, Adriano, tudo bem?

De fato, com o distanciamento físico causado pelas mudanças no estilo de vida nos últimos anos, podemos acabar tendo dificuldades de adaptação com o novo cenário.

Uma dica para tentar mitigar esse problema é tentar intercalar na sua rotina momentos de troca presenciais. Por exemplo, se o seu trabalho permite a ida ao escritório para trabalhar de lá, talvez seja interessante experimentar essa modalidade e ter por perto outras pessoas que trabalham presencialmente. Caso não seja possível, existem outras alternativas como tentar fazer esportes coletivos ou passeios em grupo (pedalar, nadar, etc). Também pode ser interessante procurar por grupo de pessoas que falam sobre temas que lhe interessem, geralmente existem grupos que fazem encontros semanais ou quinzenais nas cidades para praticar algum hobby. Você também pode usar sua criatividade para favorecer encontros presenciais que podem ser possíveis de acontecer na sua cidade. Dessa forma, você pode equilibrar os momentos presenciais com os momentos online, o que pode contribuir para que você tenha uma melhor performance, inclusive quando precisar lidar com o aprendizado "sozinho".

Outra dica que pode ajudar na hora do aprendizado online é se utilizar de todos os canais de comunicação disponíveis pela plataforma de aprendizado, dessa forma, você conseguirá ficar mais próximo das outras pessoas que também estão acessando aquele conteúdo, tirar dúvidas, fazer comentários e desenvolver o potencial de comunicação.

Aqui na Alura temos o discord para alunos, um canal mais direto para possíveis dúvidas e também troca de conhecimento e networking. Além disso, é uma ótima maneira de tentar minimizar o distanciamento das pessoas causado pelos modelos virtuais. Você pode conhecer melhor sobre ele acessando esse link: https://cursos.alura.com.br/extra/alura-mais/comunidade-no-discord-c1400.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software