Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Aprendizagem

Esta primeira parte do curso, fez com que eu pudesse observar a gradatividade do ensinamento, ou seja, me ajudou a pensar computacionalmente do jeito certo. O professor foi claro explicando aos poucos até chegar em um nível confortável de enteder e até criar algoritimos simples e claros.
Realmente é importante uma lógica bem estruturada e a Alura está de parabéns por um ensino assim. Isso me dar uma vontade a mais de aprender a fundo e me profissionalizar na área de IA, e trabalhar profissionalmente, não é fácil, mas não é impossível.
Eu abracei esta oportunidade e não vou largar, pois tenho um objetivo claro de onde eu quero chegar.
Vamos que tem muito a aprender ainda.

3 respostas
solução!

Olá, Wanderson. Como vai?

É muito gratificante ler o seu relato! Você tocou em um ponto fundamental: a gradatividade. No início da jornada em tecnologia, muitas pessoas tentam pular etapas, mas construir essa base sólida de Pensamento Computacional é o que diferencia um bom profissional de quem apenas "copia e cola" código.

O fato de você já conseguir criar algoritmos simples e claros mostra que a "chave" da lógica já virou. Esse é o primeiro passo para dominar qualquer tecnologia, inclusive a Inteligência Artificial, que você mencionou ser o seu objetivo. A IA nada mais é do que lógica, matemática e processamento de dados em uma escala massiva; portanto, você está no caminho certo!

Para manter esse ritmo e alcançar seu objetivo na área de IA, deixo aqui algumas sugestões:

• Pratique a Decomposição: Tente observar problemas do seu dia a dia e pense: "Como eu explicaria o passo a passo disso para um computador?".
  • Explore a Formação de IA: Já que esse é seu foco, após concluir a base de lógica, dê uma olhada nas formações de IA Generativa e Engenharia de Prompt da Alura. Elas conectam muito bem a lógica que você está aprendendo agora com o futuro do trabalho.
  • Mantenha a Consistência: Como você disse, não é fácil, mas a constância nos estudos é o que vence o desafio.

Sua determinação em abraçar a oportunidade é o combustível necessário para chegar onde você quer. Continue com esse foco e aproveite cada etapa do aprendizado!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Muito obrigado pela a resposta. Vocês estão de parabéns pelo o carinho e a maneira de ensinar.

Wanderson, achei muito inspiradora a sua visão sobre a importância da base lógica e do pensamento computacional. Ter clareza dos objetivos e manter constância nos estudos realmente faz diferença na construção de uma carreira sólida em tecnologia e IA.

Também gostaria de agradecer pela contribuição do professor Evandro, principalmente pelas dicas sobre decomposição e consistência nos estudos. Esse tipo de orientação agrega muito para quem está iniciando e buscando evolução profissional na área.