2
respostas

Aprendizagem

é impactante notar que em um ano 20 % das nossas habilidades já estão obsoletas por causa dos avanços contínuo da tecnologia, em 5 anos quase toda nossa habilidade está defasada e ultrapassada, precisando de uma atualização, o processo de aprendizado é contínuo, não tem fim, sendo assim é importante saber aprender de forma eficaz.

2 respostas

É impressionante perceber como o avanço da tecnologia impacta diretamente nossas habilidades. Em apenas um ano, cerca de 20% do que sabemos já se torna obsoleto. E em cinco anos, quase tudo o que dominamos precisa ser atualizado. Isso mostra que o aprendizado não é mais algo pontual — ele é contínuo, constante e essencial.

Por isso, mais do que acumular conhecimento, precisamos aprender a aprender de forma eficaz. Desenvolver essa habilidade é o que nos permite acompanhar as mudanças, nos adaptar e continuar relevantes no mercado. Aprender virou uma competência estratégica — e quem entende isso sai na frente.

Em mesmas proporções que é assustador, também é desafiador!
Existe um medo grande nessa informação, principalmente porque vivemos cada dia mais próximos das ansiedades da vida, e uma delas, é justamente a ansiedade de aprender algo.
Será se estou aprendendo certo? Se estou aprendendo no tempo certo? E se alguém que sabe mais do que eu passar na minha frente e eu perceber que não sei o suficiente? Como controlar a ansiedade para poder aprender algo?
Esse é o desafio. Superar a ansiedade pode ser um exercício chato, mas se feito da forma correta, ele pode apresentar bons resultados.
Eu tenho um nível de ansiedade avançado o que atrapalha nos momentos de alimentação (como muito rápido), de foco e concentração (nem preciso falar, né?) e de estudo.
O exercício diário que eu precisava criar para começar a aprender de fato as coisas e não ser tomado pela ansiedade, não poderia ser muito forte e nem muito emocionado, então, pensando nisso e em concordância um livro sobre neociência da autora Barbara Oakley, cheguei a conclusão de que 30 minutos por dia, dividido em dois momentos séria o suficiente para eu poder aprender algo. Além desse tempo, eu já me perdia em um turbilhão de pensamentos.
Me mantive firme e forte no próposito, hoje, eu consigo aprender coisas novas estudando entre 2 a 4 horas diárias.
O medo de aprender? Substitui pelo desafio de aprender!

Oss!