Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[APRENDIZADO] Duvida com relação ao Javascript

E ai pessoal, tudo bem? Estou estudando full html e css ja tem uns 2 meses, aliado ao nossa estrela javascript. Bem a questão é que eu quero ser o melhor em javascript que eu puder, pretendo partir para o avançado agora.

Acho que estou bem confortável com o meu HTML/CSS e o básico de javascript, bem como noções de JQuery. Meus últimos projetos paralelos a alura:Quote Cards,Tic-tac-toe neon,Pomodoro Clock.

Sei que os cursos são bem guiados e os projetos são perfeitos, mas quando eu sei que eu estou satisfeito com meu javascript? Como eu devo me aprimorar? O que devo me atentar mais/focar mais? Saber muuuuito bem javascript em um cenário front-end é um diferencial?

Obrigado a todos e keep coding :)

3 respostas
solução!

Oi Pedro, tudo bem? Achei bem legal seus projetos, mas olha ai que o link de dois deles está apontando para um projeto só.

Essa última pergunta, sobre quando deve se sentir satisfeito com o seu javascript é uma questão difícil de te dizer a resposta, ou seja, não tem receita. Depende muito.

No geral, me sinto satisfeito quando não encontro desafios que me deixam meio duvidoso sobre a solução. Quando vejo um site muito banaca que tem alguma funcionalidade muito diferente que eu não tenho a mínima ideia de como faz.

Vai muito do projeto. A dica aqui para detectar pontos fracos é tentar desenvolver um projeto completo. Onde você teve mais dúvidas? Onde deu mais trabalho? Onde você não teve a mínima ideia de como resolver?

Muitas dessas questões não vão testar só seus conhecimentos sobre a linguagem que você usa, mas também vão por a prova o seu raciocínio lógico. Elas não vão só te mostrar se deve estar satisfeito ou não, como também vão te mostrar onde deve se aprimorar.

Estudar testes também pode ajudar muito a identificar coisas no código que escrevemos que podem ser escritas de uma forma melhor. Aqui você também vai encontrar pontos sobre legibilidade e testabilidade de código, coisas que com toda certeza, você deve se atendar.

Atente-se também a acompanhar as novidades da linguagem e o suporte dos navegadores. A cada atualização temos novas formas de escrever trechos de códigos melhores.

Sobre o último ponto. O Diego Eis, no livro "Guia Front-end", pela Casa do Código, comentou sobre termos basicamente dois tipos de front-end. O front-end que está mais virado pro lado do design e o outro que está mais virado pro lado programador.

Manjar muito javascript vai te levar pro lado mais programador da força (hahaha). Vai ser diferencial pra você? Depende do seu objetivo. Se pretende posteriormente pegar uma linguagem back-end por exemplo, saber muito javascript pode te ajudar bastante na migração. Se pretende trabalhar pesado com as bibliotecas fortes do mercado como React, Angula, etc. Também vai ser um diferencial.

Isso por que caso você não consiga fazer algo com o framework em si, você vai ter conhecimentos suficientes para criar algo do zero, testável, integrável, etc.

Wanderson, muito obrigado pela resposta, muito completa! Fico até lisonjeado hahahah

Bem, gosto muuuito de design (Acho que deve ter dado para perceber pelos estilos de projetos), mas gosto muuuito de solução de problemas, que é algo que o javascript preenche dentro de mim. Bem, vou focar bem no javascript e focar no que você falou e me atentar à outros projetos com outras funcionalidades para aprender melhor.

O link ja foi atualizado que é esse aqui: https://codepen.io/pedrobslisboa/full/jzQrde/

Opa Pedro, bem legal esse outro projeto também. Talvez você possa estudar também mais assuntos de design. Fique a vontade.

Você tem mais alguma dúvida?