1-
Como estou distribuindo meu tempo entre atividades práticas e atividades formais de aprendizado? hoje faço cursos se informática voltados Phyton e IA, gostode ler sobre o que acontecendo no mundo e as novas tecnologias mas trabalho cm analise de credito.
Pelo que você descreve, seu tempo parece estar dividido em três frentes principais:
Aprendizado formal
Você investe tempo em cursos estruturados de informática, especialmente em temas como Python e IA. Isso mostra um aprendizado mais organizado, com objetivos claros e desenvolvimento técnico contínuo.Aprendizado informal e atualização constante
Ler sobre o que está acontecendo no mundo e acompanhar novas tecnologias é uma forma muito valiosa de aprendizado. Mesmo sem certificado ou aula formal, isso amplia sua visão crítica, repertório e adaptação às mudanças do mercado.Aplicação prática no trabalho
Trabalhar com análise de crédito provavelmente desenvolve habilidades analíticas, interpretação de dados, tomada de decisão e raciocínio lógico — competências que conversam bastante com tecnologia, automação e até IA.
Na prática, parece que você está construindo um perfil híbrido:
- parte operacional/analítica (análise de crédito),
- parte técnica (Python e IA),
- parte estratégica e curiosa (acompanhar tecnologia e notícias).
Isso costuma ser um equilíbrio muito interessante, porque o aprendizado não fica só na teoria. Você já possui experiência profissional e está adicionando ferramentas modernas que podem até abrir portas para:
- automação de processos,
- análise de dados,
- IA aplicada ao setor financeiro,
- transição gradual de carreira,
- ou crescimento dentro da própria área de crédito.
A impressão é que hoje você dedica:
- uma parcela importante ao aprendizado formal técnico,
- outra ao consumo de informação e tendências,
- enquanto mantém uma base prática forte no mercado real através do trabalho.
Esse tipo de combinação costuma acelerar muito o desenvolvimento profissional, principalmente em áreas ligadas a dados, finanças e tecnologia.
2-
Estou dedicando mais do que 10% do meu tempo em cursos e treinamentos? hoje dedico 3 horas de segunda a sexta e 6 horas nos sabados e domingos e feriados
Vamos estimar seu tempo semanal.
Você estuda:
3 horas por dia de segunda a sexta
→ 5 × 3 = 15 horas6 horas aos sábados e domingos
→ 2 × 6 = 12 horas
Total semanal:
- 27 horas por semana dedicadas a cursos e aprendizado.
Agora comparando com o total de horas da semana:
- Uma semana tem 168 horas.
- 10% disso equivale a:
0.10 \times 168 = 16.8
Ou seja, para atingir 10% do tempo semanal, seriam necessárias cerca de 16,8 horas por semana.
Você dedica aproximadamente:
\frac{27}{168} \times 100 \approx 16.1%
Então atualmente você dedica cerca de 16% do seu tempo semanal ao aprendizado formal.
Isso é um investimento de tempo bem acima da média para alguém que também trabalha. É praticamente equivalente a uma carga parcial de faculdade ou especialização contínua.