1
resposta

Aprender a formatar os botões de busca

Olá, espero que esteja bem. Como aprendo a formatar esses botões, como no exemplo abaixo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oii, Ana! Tudo bom?

Esses botões são bem legais e permite fazer uma navegação otimizada entre as planilhas. Para fazer um botão clicável no Excel, deixo os passos abaixo:

Formatando o botão

• Abra o arquivo na planilha e escolha a página em que deseja criar o botão.
  • No menu, clique em Inserir > Ilustrações > Formas;
  • Escolha o formato que quiser para o seu botão, por aqui escolhi Retângulo: com cantos arredondados;

Interface do Microsoft Excel em português. A aba "Inserir" está selecionada (1). No grupo "Ilustrações" (2), o botão "Formas" (3) está destacado, com um menu suspenso aberto mostrando opções de formas, como "Retângulo: Cantos Arredondados" (4). A planilha está vazia.

• Posicione o mouse (que estará no formato de +) na planilha e aplique o formato;
  • Na guia Forma de formato que aparecerá após o passo anterior, você pode customizar o seu botão utilizado a faixa de opções. No meu, selecionei o botão, fui em Estilos de Forma e escolhi o preto com sombreado. Fica ao seu gosto a estilização:

Captura de tela em formato de gif ilustrando os passos descritos anteriormente.

• Para escrever dentro da caixinha, dê um duplo clique dentro do retângulo e escreve. Clicando na guia Página inicial você consegue editar o que escreveu, mexendo nas cores, formato e centralizando.

Deixando o botão clicável

• Clique com o botão direito do mouse sobre o botão;
  • Escolha a opção Link;
  • Na janela, Inserir Hiperlink, selecione Colocar neste documento;
  • Escolha a planilha que quiser linkar, no meu caso escolhi a Produto;

Feito isso, ao passar o mouse sobre o botão verá que a mãozinha aparecerá, como mostro no gif:

Captura de tela em formato de gif ilustrando os passos descritos anteriormente.

Prontinho, repita os passos e crie o seu botão!

Espero ter ajudado e conte sempre com a gente aqui no fórum.

Até mais, Ana!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!