1
resposta

Aprender a dizer não

Na área de trabalho de onde vim (ensino superior), dizer não é o equivalente a dizer um palavrão ... Eu trabalhava e sempre trabalhei com interpretação legal e redação de textos sérios para o Ministério da Educação, que versavam sobre recursos, dados para visitas ministeriais, demandas etc. Imagina ser interrompida, durante o processo, várias vezes? E ainda ter de lidar com o fato de que, na maior parte das ocasiões, a pessoa não aceitar bem que você não pode atendê-la no momento? É algo que gera frustação. É muito importante trabalhar o "não" e explicar para a pessoa, que te aciona em um momento crítico, a necessidade real de terminar uma tarefa.

1 resposta

Olá Andréa, tudo bem?

No entanto, aprender a dizer "não" de maneira educada e assertiva é essencial para manter o foco e a produtividade.

Uma abordagem que pode ajudar é a técnica de "negociação de tempo". Quando alguém te interrompe, você pode responder de forma gentil, mas firme, dizendo algo como: "Estou no meio de uma tarefa importante agora, mas posso te ajudar em 30 minutos. Isso funciona para você?". Isso mostra que você valoriza o tempo da pessoa, mas também o seu próprio.

Outra estratégia é explicar brevemente a importância do que você está fazendo. Por exemplo, "Estou finalizando um relatório importante para o Ministério da Educação e preciso de mais uma hora para concluí-lo. Posso te procurar assim que terminar?". Isso ajuda a pessoa a entender que sua recusa não é pessoal, mas sim uma questão de prioridades.

Essas técnicas não são infalíveis, mas podem ajudar a criar um ambiente onde suas necessidades de foco sejam respeitadas. É um processo de aprendizado tanto para você quanto para seus colegas de trabalho.

Bons estudos!