2
respostas

Aprender a aprender HTML5, CSS3 e JavaScript

Boa noite gente

Gostaria de saber se alguém pode me dar alguns feedbacks sobre como posso aprender a aprender o HTML5, o CSS3 e o JavaScript pois sinto que mesmo fazendo os cursos aqui da Alura, não estou vendo progresso, ainda me sinto perdido. Peguei a documentação do HTML5 no site da W3C para ler e entender melhor e assim vou fazer com a documentação do CSS3 e JavaScript.

Minha dúvida é: Quais as melhores estratégias para aprender programação front-end? Quais passos posso seguir para aprender de forma mais inteligente o que assisto nos vídeos, quais as melhores maneiras de colocar em prática o que estou aprendendo em cada uma dessa ferramentas. Sei que programação não é receita de bolo mas acredito que exista sim técnicas de estudo que irão potencializar meu aprendizado.

Sou formado em Marketing e nunca programei na vida, então confesso que meu aprendizado vai sim ser um pouco lento. Pesquisando aqui na internet, descobri que existe um roadmap do front-end. Aqui na Alura, não vi ainda nada explicando para um completo iniciante como é o meu caso sobre como me preparar para aprender front-end. Senti muita falta aqui na plataforma da Alura, pois o próprio módulo do curso de front-end eu achei bem confuso, não tem uma ordem lógia de aprendizado. Confesso que o pessoal de UX da Alura poderia ter pensado nisso, ordenar de forma clara para quem é totalmente leigo na área de programação.

Pesquisei alguns vídeos no youtube mas os vídeos são muito teóricos e ninguém ensina de fato mostrando na prática as maneiras de aprender cada linguagem.

Agradeço se alguém puder me dar um feedback. Grande abraço!

2 respostas

Boa tarde, Elias! Tudo bem?

Muito obrigada por trazer esse ponto, acredito que possa ser uma dúvida em comum para vários alunos que também estão nessa transição de carreira.

A nossa formação front-end a príncipio aborda os fundamentos da "trindade" do front-end (HTML, CSS e Javascript):

• Começamos no módulo 1 com os cursos de HTML5 e CSS3 onde desenvolvemos o site Barbearia Alura, passando desde a estrutura padrão do html quanto estilizações comumente usadas no CSS;
  • Posteriormente vamos para os passos iniciais em Javascript;
  • Depois vamos reforçando CSS com responsividade, SEO, Flexbox, Grid;
  • Por fim, avançamos no Javascript com o DOM, Regex, formulários e etc.

Estamos com projetos em andamento para reformular alguns cursos da formação, a partir do feedback de vocês.

Acredito que o que pode causar uma estranheza com a formação atual é a variedade de projetos construidos (os projetos em que criamos interfaces não são os mesmos que aprendemos a desenvolver os scripts) e isso pode dificultar para o aluno iniciante assimilar como fazer tudo isso na prática.

E falando em prática, na minha opinião pessoal, acredito que é com ela que aprendemos melhor a programar. Quando digo isso, quero dizer aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos diferentes do aprendido no curso. Escolha um projeto diferente, por exemplo:

• Você gosta de uma banda, que tal fazer uma página pra eles?
  • Que tal fazer um site para uma empresa de algum conhecido?

Não precisa ser algo profissional, 100% perfeito, mas sim para praticar. Você imaginou que quer fazer um formulário de contato, começou a fazer mas esqueceu como faz um campo de texto, você sabe que em tal projeto de tal curso foi aprendido isso. Você pode ir, rever a explicação do professor, consultar seu código já feito, pesquisar diretamente no W3Schools, e etc.

Essa pesquisa guiada pela necessidade da implementação do que você precisa no código é algo que acontece normalmente quando trabalhamos com programação. Realmente são muitas coisas para aprender e é dificil decorar, as ferramentas de busca e nossos códigos antigos são nossos melhores amigos nessa jornada.

Uma iniciativa legal nossa para isso são os Challenges, que em um número x de semanas são criados projetos com um tema pré-determinado e os alunos e monitores conseguem se ajudar no Discord. Atualmente está acontecendo o de UX Design mas ano que vem teremos novamente de front-end.

Também ofertamos na nossa escola de Inovação e Gestão conteúdo para ajudar a aprender, como o artigo 04 pontos essenciais que o Gui Silveira já nos ensinou para aprender a aprender! e o curso Aprender a Aprender: Técnicas para seu autodesenvolvimento.

E por último mas não menos importante: sempre pode contar conosco no fórum! As vezes pode demorar alguns dias pela alta demanda mas procuramos sempre ajudar vocês em suas dúvidas, e até outros alunos também podem entrar nessa discussão e trocar idéias.

Espero ter ajudado um pouco nessa trajetória, te desejo bons estudos!

Boa tarde Mônica, muito obrigado pelo feedback! Vou sim seguir suas dicas! Como falei anteriormente, estou migrando de área profissional e tudo é novo pra mim mas como você mesma aconselhou, é na prática que vamos assimlando melhor cada conceito de cada liguagem que estamos aprendendo. Um grande abraço!