1
resposta

"Aprender a Aprender: Como o Ciclo de Kolb Pode Turbinar Seu Autodesenvolvimento"

Como a gente aprende? (E como o Ciclo de Kolb pode ajudar no autodesenvolvimento)

Se você também está no embalo do curso "Aprender a aprender" da Alura, já percebeu que entender como a gente aprende é uma baita ferramenta pra crescer, né? O David Kolb sacou isso lá atrás e criou um ciclo que explica bem o processo. Dá só uma olhada:

  1. Experimentar (testar na prática): Tudo começa quando você se joga numa experiência nova. Pode ser aprender uma técnica, tentar resolver um problema ou até mesmo testar um hábito novo no dia a dia.

  2. Refletir (pensar no que rolou): Depois da tentativa, é hora de analisar: “O que funcionou? O que não deu tão certo? O que posso melhorar?”.

  3. Entender (ligar os pontos): Aqui você transforma suas observações em aprendizados reais, criando ideias ou ajustes pra fazer diferente da próxima vez.

  4. Testar de novo (botar em prática): Com o que aprendeu, você vai lá e faz de novo, só que agora mais preparado. E o ciclo recomeça!

O mais legal é que o Kolb também identificou que cada um tem seu estilo:

  • Tem quem prefira meter a mão na massa direto.
  • Outros gostam de refletir bastante antes.
  • Alguns se jogam nas ideias criativas.
  • E tem aqueles que amam resolver problemas na prática. Seja qual for o seu estilo, a moral da história é: aprender é um ciclo constante. Então, bora usar isso a nosso favor, no curso da Alura e na vida!
1 resposta

Boa tarde Anderson! Tudo bem com você?

É exatamente isso. Obrigado por compartilhar seus aprendizados com a comunidade.

Imagem com os pilares de Kolb: Sentir, observar, pensar e fazer

Em caso de dúvidas não hesite em perguntar. Conte com o apoio do fórum na sua jornada.

Abraços e bons estudos!