1
resposta

Aprender a aprender

O que a Suzana vem falando sobre aprender é maravilhoso, porque ás vezes pensamos que sabemos, mas na verdade não sabemos é de nada ;D. O foco é ter uma base sólida de tudo que fomos aprendendo, igual ao muro que ela cita em uma das aulas. Eu mesmo venho aprendendo da maneira errada, e muitas pessoas próximas sempre me diz, "nossa como você é estudioso!", sabem de nada, deixa pra lá. Eu percebi que venho a muito tempo estudando de maneira errada, isso acontece principalmente no estudo do inglês que venho estudando sozinho, parece que aprendi, mas quando vou por em prática, me dá um branco. Achei interessante também o método do "chuncks" para aprender mais rápido e com qualidade.

1 resposta

Olá, Wanderson!

Fico feliz em ver o seu interesse em aprender e melhorar suas técnicas de estudo. É muito comum pensarmos que sabemos algo, mas quando precisamos colocar em prática, percebemos que ainda temos muito a aprender. A boa notícia é que sempre é possível melhorar e adquirir uma base sólida de conhecimento.

No curso "Aprender a aprender", a Suzana aborda diversos temas que podem te ajudar nesse processo. Ela fala sobre como o cérebro funciona no processo de aprendizagem, a importância de ter um mindset de crescimento, como fazer novas conexões no cérebro e até mesmo a importância dos momentos de ócio para a criatividade e aprendizado.

A técnica dos "chuncks" consiste em dividir o conteúdo em pedaços menores e mais fáceis de serem assimilados. Isso ajuda a aprender mais rápido e com qualidade. Por exemplo, se você está estudando inglês, ao invés de tentar aprender todas as palavras de uma vez, você pode dividir em grupos temáticos, como cores, animais, alimentos, etc. Assim, fica mais fácil de memorizar e relacionar as palavras.

Além disso, a Suzana também fala sobre a importância de revisar o conteúdo ao longo do tempo. Isso ajuda a fixar o conhecimento na memória e evitar o "branco" na hora de colocar em prática. A técnica da prática distribuída ao longo do tempo é mais efetiva do que o "cramming", que é tentar decorar uma grande quantidade de informação de uma só vez.

Espero que essas dicas te ajudem a melhorar seus estudos e a aprender de forma mais eficiente. Lembre-se de que cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizado, então não se compare com os outros. O importante é continuar se dedicando e buscando sempre aprender mais.

Espero ter ajudado e bons estudos!