5
respostas

Aprendendo programação

Olá a todos, venho a algum tempo tentando aprender programação, aprendi sintaxe, mas não consigo continuar para aplicar esse conhecimento na criação de programas. A minha dificuldade tem haver com começar um programa por minha conta, sem uma especificação detalhada. Eu consigo seguir um tutorial ou uma lista de etapas sem maiores problemas.

5 respostas

Olá Thomas!

No meu caso, faço o seguinte para treinar o que aprendo aqui nos cursos da Alura:

1 - Vou digitando linha por linha de código dos projetos que o professor utiliza como exemplo;

2 - Desenvolvo um projeto que utiliza os mesmos conceitos dos projeto de exemplo do professor.

Se o professor utilizou um cadastro de clientes, faço um cadastro de alunos. Seguindo a mesma estrutura de adicionar, gravar, consultar, atualizar e excluir.

Um projeto que estou colocando em prática o que estou aprendendo está em https://hiperbytes.com.br/jogo-da-vida/

Neste projeto pessoal utilizei os conhecimentos adquiridos no curso de PHP + MySQL I e II.

Agora, pretendo reescrever este sistema acrescentando o que aprendi sobre PDO e Bootstrap (layout responsivo).

Essa é a minha estratégia de estudos, espero que ajude de alguma forma.

Bom dia Thomas, o meu conselho é você pensar em algo bem simples, por exemplo uma agenda de contatos ou um programinha pra gerenciar suas finanças e pensar nas funciona básicas. Pensa em um funcionalidade (adicionar contato) faz a tela, o modelo, até o banco. Com essa funcionalidade fechada pensa na próxima e faz dessa forma também! As primeiras serão mais difíceis mas depois vai ficando automático!

Thomas, se a minha contribuição ou a do Guilherme sanou a sua dúvida, marque por favor este tópico como solucionado. Grato, Jr.

não consigo onde código de programação " excluir conta"?

Percebe-se que falta organização em seu pensamento.

Digo isto porque eu também tinha esta barreira quando estava aprendendo programação. Sempre olhava os vídeos no Youtube sobre como fazer algo e eu entendia tudo, contudo, na hora de colocar a mão na massa... Zero! Não saia nada!

Meus Professores da Faculdade sempre dizem:

"Está aprendendo uma nova linguagem de programação? Faça um CRUD."

Faça algo simples como os colegas acima falaram.

Exemplo

Faça um sistema para cadastrar pessoas (qualquer pessoa)

1º Monte um formulário para cadastrar pessoas

2º Mostre as pessoas cadastradas em uma tabela

3º Faça três botões com ações diferentes: Visualzar, Alterar, Remover.

4º Faça um Login

Depois que você conseguir fazer o sistema, faça novamente. Não importa quantas vezes forem necessárias, faça até você compreender o que está acontecendo.

Experiência só se obtém fazendo!