5
respostas

Aprendendo programação

Olá a todos, venho a algum tempo tentando aprender programação, aprendi sintaxe, mas não consigo continuar para aplicar esse conhecimento na criação de programas. A minha dificuldade tem haver com começar um programa por minha conta, sem uma especificação detalhada. Eu consigo seguir um tutorial ou uma lista de etapas sem maiores problemas.

5 respostas

Olá Thomas!

No meu caso, faço o seguinte para treinar o que aprendo aqui nos cursos da Alura:

1 - Vou digitando linha por linha de código dos projetos que o professor utiliza como exemplo;

2 - Desenvolvo um projeto que utiliza os mesmos conceitos dos projeto de exemplo do professor.

Se o professor utilizou um cadastro de clientes, faço um cadastro de alunos. Seguindo a mesma estrutura de adicionar, gravar, consultar, atualizar e excluir.

Um projeto que estou colocando em prática o que estou aprendendo está em https://hiperbytes.com.br/jogo-da-vida/

Neste projeto pessoal utilizei os conhecimentos adquiridos no curso de PHP + MySQL I e II.

Agora, pretendo reescrever este sistema acrescentando o que aprendi sobre PDO e Bootstrap (layout responsivo).

Essa é a minha estratégia de estudos, espero que ajude de alguma forma.

Bom dia Thomas, o meu conselho é você pensar em algo bem simples, por exemplo uma agenda de contatos ou um programinha pra gerenciar suas finanças e pensar nas funciona básicas. Pensa em um funcionalidade (adicionar contato) faz a tela, o modelo, até o banco. Com essa funcionalidade fechada pensa na próxima e faz dessa forma também! As primeiras serão mais difíceis mas depois vai ficando automático!

Thomas, se a minha contribuição ou a do Guilherme sanou a sua dúvida, marque por favor este tópico como solucionado. Grato, Jr.

não consigo onde código de programação " excluir conta"?

Percebe-se que falta organização em seu pensamento.