1
resposta

APRENDENDO COM MEUS PRÓPRIOS ERROS!

peso = float(input("Digite seu peso (kg): "))
altura = float(input("Digite sua altura (m): "))

imc = peso / (altura ** 2)

print(f"Seu IMC é: {imc:.2f}")

if imc < 18.5:
    print("Você está abaixo do peso.")
elif imc < 25:
    print("Você está com o peso normal.")
else:
    print("Você está acima do peso.")

Digitei o código acima, mas tive um erro detectado pelo Colab. Verifiquei o erro ValueError: could not convert string to float.
Aconteceu que no momento de eu digitar o peso, eu coloquei uma vírgula, ao invés de ponto, e deu o erro acima: não pode converter string para float...

O Colab me retornou o seguinte código:

peso_str = input("Digite o seu peso (kg): ")
peso = float(peso_str.replace(',', '.'))

altura_str = input("Digite a sua altura (m): ")
altura = float(altura_str.replace(',', '.'))

imc = peso / (altura ** 2)

print(f"Seu IMC é: {imc:.2f}")

if imc < 18.5:
    print("Você está abaixo do peso.")
elif imc < 25:
    print("Você está com o peso normal.")
else:
    print("Você está acima do peso.")

Observe que o Colab gerou essa segunda linha de código: peso = float(peso_str.replace(',', '.'))
Ou seja, replace (substituir) o peso "," por ".".
By the way: Acho o Colab fantástico, porque eu posso fazer os meus códigos na nuvem, e se eu erro ele já dá a explicação do erro em seguida...Acho muito melhor do que o VSCode...Pode ser pensamento de iniciante, algum avançado poderia explicar se no mundo corporativo o Colab é mais usado, ou o normal é o VSCode mesmo???? Lorena Garcia, dá um help aí!!! Abç.

1 resposta

Oi, Alessandra.

Que ótimo ver você praticando e analisando os erros com tanta atenção. Esse comportamento que você observou é um clássico da programação em Python: o interpretador espera o padrão americano (ponto para casas decimais), mas culturalmente usamos a vírgula. A alternativa que o Colab sugeriu com o .replace(',', '.') funciona perfeitamente para tratar essa entrada.

Como o mercado divide essas tarefas na prática?

Para entender a escolha de cada ferramenta no dia a dia das empresas, podemos dividir a rotina em duas grandes etapas:

1. A Descoberta (Ambiente estilo Colab / Notebooks)

É a fase de experimentação. O cientista de dados ou analista utiliza esse ambiente para puxar dados, testar hipóteses rapidamente, gerar gráficos e estruturar a lógica inicial ou o modelo matemático. A grande vantagem aqui é ver o resultado de cada bloco de código imediatamente e contar com a capacidade de processamento em nuvem para tarefas pesadas.

2. A Produção (VS Code e IDEs Locais)

É a fase de construção e escala. Assim que a lógica ou o modelo matemático estão validados e funcionando, o engenheiro de software assume o comando. Esse profissional abre o VS Code para transformar aquela ideia em um sistema estruturado, dividido em múltiplos arquivos, com testes automatizados e segurança. É o passo necessário para colocar o sistema no ar para milhares de usuários usarem simultaneamente.

Continue aproveitando essa facilidade para focar na lógica de programação e na resolução dos problemas.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!