Boa tarde, pessoal!
Tenho uma dúvida que perdura faz alguns meses, antes mesmo de ingressar no Alura. Eu sei que o HTML5 permite apps "offline", mas e quanto aos arquivos? O usuário deve sempre selecioná-los (API FileReader)?
Existe uma pequena confusão na minha cabeça sobre o "runtime environment" chamado NodeJS, e as capacidades de apps para web "offline". Existe algo que é instalado no PC que facilite a comunicação do JavaScript com o hardware? O que eu sei é que com o HTML5 o browser expôs várias APIs conhecidas por serem próximas do hardware como o WebGL (placa gráfica), e outro exemplo - inclusive é tema da minha dissertação - é a API em desenvolvimento WebVR para detectar dispositivos de realidade virtual.
Mas enfim, divaguei um pouco, existe algo que me permite acessar arquivos, portas de comunicação (USB), etc, em que eu possa facilitar/permitir a comunicação do javascript, via browser, com o hardware?
Desculpem os termos soltos, eu realmente queria que o JS tivesse maior acesso à máquina para poder programar unicamente para plataforma web, daí as dúvidas. Um exemplo grosseiro que permite isso é o antigo ActiveX. shivers rs
Obrigado!