Não estou compreendendo muito bem a função .append, na aula o professor diz que ela serve para adicionar elementos no fim da lista, entretanto, em algumas aulas posteriores o professora a utiliza para criar listas. Alguém pode me explicar o porquê?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não estou compreendendo muito bem a função .append, na aula o professor diz que ela serve para adicionar elementos no fim da lista, entretanto, em algumas aulas posteriores o professora a utiliza para criar listas. Alguém pode me explicar o porquê?
Oi Paulo,
O append insere um registro após o último elemento, ou seja, ele é útil quando é preciso colocar o novo registro na última posição da tabela. Agora se você cria uma lista vazia, o append vai "enchendo" a lista.
ex = [2,4,6,8,10]
ex.append(666)
print(ex)
[2, 4, 6, 8, 10, 666]
Oi Paulo! Tudo bem contigo?
Complementando a resposta do Alexandre, de fato o método .append irá adicionar um elemento ao final da lista, isso pode ser até verificado lendo a documentação oferecida pelo Python (a documentação está em inglês, se tiver alguma dificuldade com essa língua você pode utilizar o tradutor do próprio navegador para entender melhor o conteúdo, mesmo assim, se tiver alguma dificuldade a mais, fique a vontade para relatar aqui).
Isso é mais mostrado quando temos uma lista existente e utilizamos oappend para adicionar mais elementos:
lista_1 = [1,2,3]
print('Antiga lista_1:',lista_1)
lista_1.append(4)
print('Nova lista_1:',lista_1)
#Resultado:
Antiga lista_1: [1, 2, 3]
Nova lista_1: [1, 2, 3, 4]No entanto, vale ressaltar que o append não cria uma lista, ele apenas adiciona elementos. Isso não é possível pois para utilizar o append é necessário que o objeto (a variável antes do ponto) seja uma lista existente, se desejar testar, faça um teste com uma variável nunca definida no código e coloque o método append à ela, como no código abaixo. O retorno desse código será um erro informando que "variavel_nao_definida" não foi definida.
variavel_nao_definida.append(1)Então, o que acontece em algumas aulas posteriores é que o instrutor cria uma lista vazia, ou seja, uma lista sem elementos, e depois adiciona elementos com o método append. Pode parecer estranho, mas quando não existem elementos em uma lista, o método considera a última posição para ser ocupada, o local do primeiro elemento da lista, dando a impressão de que esse método está criando a lista. Um exemplo bem simples do que falei aqui pode ser visto abaixo:
#criar uma lista vazia
lista_2 = []
print('lista_2 vazia:',lista_2)
#adicionar um elemento
lista_2.append(1)
print('lista_2 com um novo elemento:',lista_2)
# O resultado será:
lista_2 vazia: []
lista_2 com um novo elemento: [1]Eu espero ter te ajudado! Se a dúvida persistir, estarei à disposição.
Bons estudos!