Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

AppBar não aparece

Olá,

No video e no resultado o professor fala sobre o AppBar, que seria aquele barra na parte de cima com um título pra tela atual.

Porém, no meu Android Studio e no aplicativo gerado, aquela barra não aparece. Não encontrei ela para adicionar.

Sei que estou utilizando uma versão do android studio bem mais nova que a da aula. Mas há como eu adicionar aquela barra? Fará alguma falta nas aulas e para eu entender o uso da ferramente de desenvolvimento?

Obrigado pela ajuda!

5 respostas

Oi Caique, tudo bem?

Ao criar o projeto, você usou algum dos templates do Android Studio? Nas versões mais recentes do Android Studio, ao criar uma Activity via templates disponvíveis, ele cria um tema sem a app bar.

É possível conferir se existe essa configuração no arquivo styles.xml que fica no diretório res. O tema sem App bar apresenta uma descrição com o valor NoActionBar. Se esse for o caso, apague o conteúdo do style e coloque o seguinte style:

<resources>

<!-- Base application theme. -->
    <style name="AppTheme" parent="Theme.AppCompat.Light.DarkActionBar">
        <!-- Customize your theme here. -->
        <item name="colorPrimary">@color/colorPrimary</item>
        <item name="colorPrimaryDark">@color/colorPrimaryDark</item>
        <item name="colorAccent">@color/colorAccent</item>
    </style>

</resources>

Caso não funcionar, me manda o projeto via GitHub que eu dou uma olhada. Vale lembrar que nas versões mais recentes não está sendo apresentada a appbar da AppCompatActivity no preview de layout.

Caso tenha dúvida de como pode compartilhar projetos via GitHub, confira este tutorial.

[]s

Oi Alex,

Então, eu criei o projeto seguindo a aula, com a opção de projeto em branco, sem nenhuma activity.

O meu styles.xml já está como essa passado por você.

Pode visualizar meu projeto: https://github.com/caiqueportela/Agenda

Estou testando no meu próprio celular, com Android 9. Não sei se isso pode causar essa diferença.

Agradeço a ajuda e atenção.

solução!

Vi o seu código, o detalhe é que manteve a referência Activity ao invés da AppCompatActivity na MainActivity. Troque para AppCompatActivity e teste novamente.

Opah, assim funcionou perfeitamente!

Mas não lembro de ter visto essa troca nos vídeos, nem mesmo nas atividades. Questionei sobre pois o professor cita a AppBar e o aplicativo dele aparece com ele algumas vezes. Talvez eu tenha me adiantado um pouco nos requisitos da aplicação.

De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda!

A adição da AppBar é feita a partir da aula 4 que explica o que significa a AppCompatActivity e o Android Support Library :)