Há mais de um ano eu utilizo o app Sleep Cicle (o plano gratuito funciona muito bem para mim).
Você programa um determinado horário para acordar e deixa o celular na altura da cama, num banquinho, mesa lateral, etc. Ele promete acordar você entre o horário que você programou e 30 minutos antes, identificando nesse período movimentos que você faça na cama, o que sugere que você não está em sono profundo, o que facilita na hora de acordar e ajuda na disposição.
Despertar no momento em que você está naquele sono profundo, com o despertador nas alturas, celular longe para não dar chance à "soneca" não são a melhor forma de começar o dia - ao menos para mim - e o Sleep Cicle me ajuda com isso, auxiliando a despertar no melhor horário dentro daquele intervalo programado, fazendo o despertar ser algo mais natural do que algo "no tranco".
Além disso, você pode programar para ele tocar com alguma música do spotify, caso prefira.
Ele faz uma análise mais detalhada do sono, inclusive em relação ao ronco, mas o plano básico é suficiente para quem precisa de uma ferramenta desse tipo, como é o meu caso.
Baixe o app e experimente. Pode te ajudar, como tem me ajudado!
Boa sorte!