1
resposta

App Engine com JDK 11

Terminado o curso tentei realizar o upload do projeto criado no curso "JAX-RS e Jersey : Domine a criação de webservices REST".

Realizei os mesmos procedimentos apresentado nas aulas e tudo ocorreu perfeitamente. Depois, tentei realizar a migração do projeto para utilizar a JDK 11 (até então utilizava a 8). Realizei a alteração da JDK utilizada pelo eclipse e foram apontados erros do JAXB. Empacotei uma lib do JAXB e testei rodando um tomcat localmente e funcionou perfeitamente. Porém quando executado como projeto da google app engine o projeto continuava disparando erros como se o JAXB não tivesse sido encontrado. Reparei no arquivo appengine-web.xml que continha a tag runtime com o valor "java8" tentei subir alterando-a para java11 mas nada mudou.

Procurando na internet até encontrei esse link: https://cloud.google.com/appengine/docs/standard/java11/java-differences

Mas, não entendi bem como seriam dadas as alterações naquele projeto especificamente. Primeiramente por que o projeto que usei não usa Maven e acaba mudando todo o contexto do tutorial. Que passos que eu deveria efetivamente seguir para realizar uma migração (ou criação) daquele projeto que não utiliza maven e é bem simples, relativamente, para a google cloud engine usando a JDK11?

1 resposta

Olá João, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora no retorno a sua mensagem.

Uma solução para o cenário que você apresentou é verificar o arquivo appengine-web.xml. pois, pode ser necessário realizar outras alterações no arquivo para que o projeto seja executado corretamente com a JDK 11.

Todavia, vale ressaltar que como você postou sua pergunta há algum tempo é possível que a constante evolução da tecnologia impacte na resolução da sua dúvida. Sendo assim, caso queira se aprofundar neste tema e com conteúdos atualizados, recomendo os materiais abaixo:

Espero ter ajudado.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software