Parte 2 da "apostilinha"
->Resiliência/flexibilidade/adaptabilidade :
.Capacidade de conseguir manter uma entrega com qualidade constante independente da situação (baseado no conceito de que o mercado está a todo momento se reinventando), para isso precisamos se pautar em bagagens previamente adquiridas e no conceito de "longlife learning" que diz que devemos se aprimorar a todo momento não ficando confortável com situações e posições.
->Tomada de decisão:
.Tomar uma decisão implica em fazer uma escolha ou não sobre qual a abordagem vai ser usada para a resolução de um problema, nem todas as vezes essa tomada vai ser a correta mas como dito no vídeo " o problema não é errar, mas sim perceber que tem algo errado e não fazer algo".A tomada de decisão possui 7 passos fundamentais para melhorar as escolhas:
1.Qual o impacto de não tomar nenhuma decisão? (Compensa fazer algo ou tentar arrumar irá piorar a situação?)
2.Quais são as opções disponíveis e seus efeitos ?(O que eu posso fazer e qual a consequência)
3.Quais opções alternativas podem ser consideradas? quais seus riscos x benefícios?(após a última filtragem, qual seriam as melhores para nós? Ideia do escolhendo a primeira estou perdendo tal coisa da segunda)
4.Avaliar pessoas envolvidas/ impactadas (analisar sobre a ótica do consumidor qual seriam os possíveis problemas de cada escolha)
5.Envolver pessoas que possam contribuir (coletar ideias das pessoas para integrar ou mudar a ideia inicial)
6.Planejar:
A)Especificar as partes cruciais da escolha.B)Avaliar hipótesesC)Especifique envolvidosD)Defina tarefas
7.Execute
->Como eu faço quando precisa ser tomada decisões partindo de 6:
Inserir ideias de como lidar com reuniões ou trabalhos em grupo
->Criatividade:
.Dividida em 2 pontos, a criatividade de criação em que se cria algo novo que será introduzido do zero e o outro eh a resignificação, em que se pega algo já existente e se dá uma releitura para dele
->Desenvolvendo criatividade no dia a dia:
A)Ter uma rotina equilibrada em que vc tenha um padrão de conforto e ao mesmo tempo interaja com pessoas diferentes e novas para expandir sua base para ter ideias
B)Ter momentos de foco e relaxamento, é necessário alternar entre ambos durante o dia para que se possam surgir novas ideias e fixar conceitos aprendidos (ócio criativo se enquadra)
C)Medo, o medo pode te gerar desconforto e impedir a realização das ideias, porém é necessário saber administrar para não gerar perda de oportunidades
D)Mapas mentais, desenvolver a ideia a colocando em um papel ou não e fazer as ligações com o problema com sua solução Método criativo de Walt Disney:
Primeiro sonhar com a ideia sem preocupações com se era possível ou não fazê-la, depois pensar em como seria a aplicação na prática da mesma para após essas duas etapas começar a lapidá-la
->Visão estratégica:
.Planejamento de longo prazo para atingir um objetivo, para isso é necessário conhecer a organização que você trabalha (o que você tem em mãos para atingir o objetivo), conhecimento sobre o mercado (reações ao produto e a confiança dos consumidores na sua empresa, bem como um conhecimento dos seus concorrentes e quais são seus pontos fortes e fracos e também uma análise das tendências em outros segmentos para antecipar futuras tendências suas), uma análise crítica das decisões levando em conta risco e benefícios
->Como desenvolver a visão estratégica: .Aumentando sua base de conhecimento, vendo exemplos de cases de sucesso .Aumentando sua rede de contatos para ter mais opiniões sobre tendências e diferentes visões sobre um problema e sua solução