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Apostila para auxiliar nos estudos (parte 1)

Criei uma espécie de "apostilinha" com alguns resumos e meu entendimento sobre os temas abordados no curso, se for de serventia para futuros estudantes ou alguém que deseje revisar o conteúdo segue ela abaixo: (parte 1)

->Qualidades exigidas pelo mercado:

.Ter uma análise de situação e tomadas de decisões rápidas.

.Se acostumar com as novas formas de trabalhar, seja remota ou não.

.Conseguir lidar com diferentes pessoas.

.Tenha uma qualificação contínua para acompanhar as mudanças.

.Desenvolva os seus soft skills.

->Mentalidade VUCA: "volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade'

->Como lidar com o cenário tão diferente que nós temos hoje em dia? .Para lidar com a volatilidade e com essa mudança excessiva das coisas é preciso ter resiliência.

.Para lidar com as incertezas do mercado é preciso que você tenha flexibilidade.

.Para lidar com toda a complexidade é preciso que você seja multidisciplinar, para que você tenha diferentes competências e habilidades

.E por fim, como lidar com a ambiguidade? Tendo muita coragem, tendo esse preparo, essas competências.

DEFINIÇÃO CHA:

.C= conhecimento .H = habilidade .A = atitude todas essas dizem respeito sobre soft e hard skills e ditam como aplicamos e utilizamos no nosso dia a dia

O QUE É SUCESSO? (para mim) Escreva aqui

Motivação: ->Teoria das necessidades:.Pirâmide de Maslow (hierarquia das necessidades)fisiológicas->segurança->sociais->estima->auto realização

.Federick Hezberg: teoria dos dois fatores fatores higiênicos(manutenção diária, base da pirâmide de maslow) e fatores motivadores(topo da pirâmide)

.McClelland: Teoria das necessidades adquiridas realização, afiliação e poder (cada nível hierárquico possui uma proporção entre as 3 necessidades, cargos de gerencia tem mais poder, cargos mais operacionais mais realização e afiliação, assim por diante)

->Teoria da autodeterminação:

.Fatores externos como elogios e feedback podem aumentar sua motivação intrínseca /Ressalvas\ .um ponto também importante que ele traz aqui é que recompensas externas podem minar a motivação, caso sejam vistas como forma de controle, exemplo fizeram uma pesquisa e chegaram na conclusão de que uma pessoa que faz um trabalho voluntário faz por um propósito intrínseco, que ela gosta e não é remunerada, mas essas mesmas pessoas, se passarem a ser remuneradas para fazer o mesmo trabalho que faziam de forma voluntária, a tendência é a motivação delas cair.Mas por que?- Enquanto é voluntário, ela quer fazer aquilo. Quando passa a ser remunerado, ela sente aquilo como uma forma de controle, como uma obrigação e automaticamente a motivação dela cai.

->Principais fatores que me motivam :.Ambição e Responsabilidade

.Valores definem nossas motivações e atitudes

.Os valores em sua maioria são permanentes, enquanto motivações são mutáveis e momentâneas

.É necessário haver uma coerência entre objetivos e valores através de uma auto análise desses valores com a realidade do mercado

.Principais soft-skills buscadas pelo mercado: -Inteligência Emocional-Assertividade/Persuasão/Negociação-Relacionamento interpessoal e colaboração-Resiliência/Flexibilidade/Adaptabilidade-Tomada de decisão-Criatividade-Visão estratégica

.Inteligência Emocional: Ter inteligência emocional não é saber controlar as suas emoções, é sobre reconhecer as reações do nosso corpo de acordo com cada sentimento/emoção que sentimos para que assim possamos tomar as melhores decisões em um mercado dinâmico

.Assertividade, persuasão e negociação: Ter um comportamento de maneira a se expressar de maneira clara e objetiva, mostrando o seu ponto de vista sem constranger outras pessoas, ao contrário do comportamento passivo (deixa de falar algo para não atingir ninguém ou causar algum desconforto), e agressivo (expõe o seu ponto de vista gerando um desconforto em outra pessoa).

.Relacionamento Interpessoal e colaboração: Consiste em desenvolver um relacionamento saudável (de maneira em que ambos estejam em par de igualdade como seres humanos) através da comunicação assertiva entre 2 ou mais pessoas em que é necessário ter empatia, se posicionando e levando em consideração o ponto de vista do outro (mesmo que você não concorde), lendo o comportamento da pessoa.

2 respostas

Mentalidade VUCA: "volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade'

Não seria VICA?

solução!

é por que eu peguei o termo do inglês utilizado em aula, é do inglês ele usa como "uncertainty"

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