2
respostas

Após render, vídeo 25FPS

Quando crio uma sequência padrão 25FPS e coloco trechos de vídeos com mais frames que isso, em alguns momentos o vídeo parece "travar". A impressão é que há diminuição dos frames e isso aparenta que o vídeo ficou meio lento com quadros pulando. Quando crio a sequência em 60FPS esse problema parece ser resolvido, mas me parece um pouco de desperdício. No render antes eu colocava ou CBR de 12 ou VBR 10 e 12, aprendi que nesse curso que deveria colocar um máximo maior, será que o problema era isso?

2 respostas

Olá Leonardo, tudo bem =D

Duas perguntas,

Quando você coloca o footage em uma sequencia de 25FPS parece "travar" apenas no premiere, ou no render também? A outra é, para qual é a finalidade do seu vídeo, é sempre bom saber para entender como devemos definir a saida do material, é web? Youtube? Vimeo? ou pra passar em outro lugar?

Tendo feito a pergunta, ele provavalmente da esta sensação de "travando" por que o software esta precisando inserir 60 quadros do material original dentro de 25 quadros forçados pela sequencia, então existe uma compensação e por isso os frames que existem em excesso tendem a ser cortados pelo software para conseguir reorganizar os elementos, porém não deveria ser tão perceptível este "travar" por que o software tem conteúdo o suficiente para tratar e inserir em 25FPS, normalmente é mais visível no sentido contrário da coisa, se você tivesse um vídeo gravado em 25FPS e fosse levar para uma sequencia de 60.

O CBR de 12 é uma quantidade talvez baixa para que o seu vídeo consiga interpretar em tempo habil o material que você esta criando, com a baixa quantidade de Bits para ele renderizar os quadros pode ser que esteja causando esses pontos de trava, eu aumentaria o BTS para 60 devido o vídeo ser provavelmente em full HD.

Existem dois episódios do podcast layerspontotech onde abordo sobre esses temas, e podem te ajudar =D

O que é FPS: CODECS e BITRATE

Espero que ajude ^^. Um abraço

Obrigado, Luiz. O conteúdo é para o Youtube. Como eu falei, quando a sequência está definida para 60fps não ocorre o problema. Vou fazer uns testes com um CBR/VBR maior também. E tirei a dúvida aqui também, a origem tem 23.97fps mas com sequência a 25fps, e demais configurações que falei antes, dá o problema.

Por curiosidade e para que outros colegas também tenham um exemplo, o problema pode ser visto nesse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=EmcDA5yQTQ0&ab_channel=OsVil%C3%B5es-CulturaPOPeTecnologia

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software