1
resposta

Após receber feedback de que precisa melhorar sua pontualidade nas entregas de projetos, qual seria o melhor objetivo SMART para você estabelecer visando aprimorar essa competência?

No exercício, a resposta correta mencionada é "Melhorarei minha gestão de tempo para evitar atrasos em futuros projetos." E não esta "Vou concluir o curso de gestão de tempo até o final do próximo mês e aplicar técnicas aprendidas para entregar o próximo projeto 2 dias antes do prazo." Só que eu acabei me confundido em relação a explicação, porque a resposta que eu escolhi foi a segunda, mas estava errada. Ocorre que, a justificativa me pareceu ambígua, pois demonstra que a resposta estaria correta.

Justificativa: Esta é a melhor resposta porque estabelece um objetivo específico, mensurável, alcançável, relevante e temporizado (SMART), focando na melhoria da gestão de tempo e definindo prazos claros para o curso e entrega do projeto.

Conseguem me ajudar?

1 resposta

Olá Gabriel! Tudo bem?

Entendo que a confusão sobre qual resposta escolher no exercício sobre objetivos SMART possa ser frustrante. Vamos tentar esclarecer isso juntos!

A resposta correta, segundo o exercício, é "Melhorarei minha gestão de tempo para evitar atrasos em futuros projetos." Essa resposta é considerada ideal dentro do contexto de objetivos SMART porque é:

  • Específica: foca na melhoria da gestão de tempo.
  • Mensurável: o progresso pode ser medido através da observação de atrasos reduzidos nos projetos.
  • Alcançável: é uma meta realista que depende diretamente das ações do indivíduo.
  • Relevante: diretamente relacionada ao feedback recebido sobre pontualidade.
  • Temporizada: embora não especifique uma data exata, implica uma melhoria contínua ao longo do tempo.

Por outro lado, a resposta que você escolheu, "Vou concluir o curso de gestão de tempo até o final do próximo mês e aplicar técnicas aprendidas para entregar o próximo projeto 2 dias antes do prazo", também parece seguir os critérios SMART. No entanto, ela pode ter sido considerada menos adequada porque introduz elementos adicionais (como a conclusão de um curso) que, embora úteis, complicam a resposta e desviam um pouco do foco principal, que é a melhoria direta na gestão do tempo para as entregas de projetos. Além disso, essa resposta pode parecer um pouco menos flexível ou adaptável, dado que se compromete com prazos muito específicos para a conclusão do curso e entrega do projeto.

Na prática, a resposta correta é mais direta em relação ao problema de pontualidade e foca em ações contínuas e adaptáveis para melhorar a gestão de tempo, sem depender de fatores externos como a conclusão de um curso.

Bons estudos!