3
respostas

Após o restore do backup as vms workers sobem com o status unknown

Fiz o backup da instancia após ter configurado um manager e dois workers, fiz o backup conforme a aula:

1º Console vm1: cp -r backup /var/lib/docker/swarm

Para simular o backup fiz conforme a aula removi os dois workers e depois fiz o leave com o manager 2º Console vm1: docker node rm vm2 vm3 3º Console vm1: docker swarm leave --force

Fiz o restore dos arquivos dentro da pasta /var/lib/docker/swarm, 4º Console vm1: docker swarm init --force-new-cluster --advertise-addr 192.168.99.105

Mas os workers não são criado com o status ready. Nas primeira tentativas eles eram criados com o status down mas agora depois de tentar algumas vezes e pesquisa na internet eles são criado agora com o status unknown e não sei o porque. O service é criado e esta rodando no manager, porém a aplicação da barbearia não roda em nenhum dos nos. O que estou fazendo de errado?

3 respostas

Oi Ronaldo, tudo bem? Nesse caso você pode remover com o docker node rm os nós problemáticos e depois adicioná-los novamente no novo cluster.

Olá Daniel, eu pesquisando aqui na internet ate mais tarde vi que essa também foi a recomendação feita pela comunidade. Fiz o testes com essa recomendação e funcionou. Solução: Criar as máquinas virtuais caso não estejam criadas e adicionar como workers no swarm. Mas o porque de apresentar esse erro?

Outro ponto que percebi é que ao rodar o comando: docker info Em cada worker, o swarm aparece como inativo e vi algumas explicações como problemas de firewall, conexão de rede e tabelas de ips.

Tem alguma outra forma de corrigir essa questão? Porque toda vez que precisar restaurar ter que adicionar na mão os nós que não estão sendo criado corretamente, com o status ready não é tão legal.

Outra dúvida: Procurei um comando para start o no que esta com o status down e não encontrei, existe? Salientando, dentro desse escopo de swarm e status down.

Não sei se isso ajuda, mas estou rodando em Linux na distribuição do Mint.

Oi Ronaldo. Como as questões de rede, firewall e afins podem variar. O essencial nesse caso é readicionar todos os nós mesmo.

Sobre a sua segunda dúvida, existe a possibilidade de alterar a disponibilidade do nó para active ou drain. Veja só esse link.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software