Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Após o procedimento não consigo mais executar Java nem Eclipse

Eu já tinha o Java versão 8 instalado na minha maquina e usava ele normalmente desde o início do primeiro curso de Java, quando cheguei aqui segui as orientações porém acredito que não precisava fazer as mesmas já que o Java estava rodando normalmente no meu computador, agora não consigo nem executá-lo, pelo Eclipse, nem pelo cmd, já desinstalei e instalei novamente e mesmo assim não funciona, segue msg:

C:\Users\thale>java -version 'java' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

1 resposta
solução!

Boa tarde Thales , tudo bem?

Então tenta dar uma olhada dentro das variáveis de ambiente no sistema e procure pelo JAVA_HOME, certifique-se que o caminho relacionado à ele refere-se ao diretório de instalação do Java correto.

Se ele estiver correto procure pela variável PATH. procure dentro dela, a partir do botão editar, se existe algum caminho que leva para a pasta /bin do diretório de instalação do Java. Caso a pasta não se encontre dentro dessa variável, copie o caminho até ela e adicione-a dentro da variável PATH. Para isso após clicar no botão editar e visualizar a lista, clique em novo e cole o caminho até a pasta /bin.

Se você quiser um auxílio visual para fazer isso, nessa aula o instrutor mostra como configurar a variável de ambiente PATH para utilizar os comandos java.

https://cursos.alura.com.br/course/java-primeiros-passos/task/29328