1
resposta

'Apontando' um objeto no Scratch.

Estou começando o Curso de Iniciante de Programação e me surgiu uma dúvida um tanto quanto pertinente. Ao construir a movimentação inicial da bolinha do jogo 'Pong' no Scratch, me deparei com uma questão, que explicava alguns ângulos e a quais direções eles correspondem ou são equivalentes (Ex: 90° equivale a -270° e a bolinha é apontada para cima.)

Minhas dúvidas são:

1. Por que ângulo de 90° equivale a -270° e -90° equivale a 270°?
  2. Sendo 90° um ângulo reto, por que ele necessariamente aponta o objeto para cima?
  3. Por que 180° e -180° apontam o objeto para baixo?
1 resposta

Olá, Otávio. Como você está?

Perdão pela demora em te responder.

No editor Scratch vamos nos basear no eixo positivo das ordenadas. Ou seja, na parte de cima do eixo Y: ali começa os ângulos. Os ângulos tomam base a partir dele, e começam a andar em sentido horário. Por quê? Porque é na direção do relógio. Isso facilita o aprendizado, pois é algo comumente conhecido.

Aqui está um exemplo de como o Scratch mostra os ângulos:

Imagem das direções no Scratch, mostrando um círculo com os ângulos positivos e negativos de 0, 45, 90, 135 e 180.

Notei que você ficou com dúvida em relação à razão, além do ângulo começar apontando para cima. Para falar a verdade, é apenas uma questão de simplificação. É bem mais fácil pensar que o ângulo de 90º tem o exato oposto como o mesmo número mas negativo, ao invés de ter que contar 180, principalmente se a pessoa não tiver conhecimentos matemáticos sobre o assunto. Da mesma forma os 180º: do zero ao descer, em ambos os lados, será positivo e negativo. Ao se encontrarem na parte de baixo da circunferência, elas mostram os dois sinais. Por isso que os 180º equivale aos -180º.

Se você tive mais interesse no assunto, a própria wiki do Scratch tem mais sobre o assunto.

Espero que suas dúvidas tenham sido sanadas. Caso você ainda esteja com alguma pergunta para fazer, estamos à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.