Olá, Otávio. Como você está?
Perdão pela demora em te responder.
No editor Scratch vamos nos basear no eixo positivo das ordenadas. Ou seja, na parte de cima do eixo Y: ali começa os ângulos. Os ângulos tomam base a partir dele, e começam a andar em sentido horário. Por quê? Porque é na direção do relógio. Isso facilita o aprendizado, pois é algo comumente conhecido.
Aqui está um exemplo de como o Scratch mostra os ângulos:
Notei que você ficou com dúvida em relação à razão, além do ângulo começar apontando para cima. Para falar a verdade, é apenas uma questão de simplificação. É bem mais fácil pensar que o ângulo de 90º tem o exato oposto como o mesmo número mas negativo, ao invés de ter que contar 180, principalmente se a pessoa não tiver conhecimentos matemáticos sobre o assunto. Da mesma forma os 180º: do zero ao descer, em ambos os lados, será positivo e negativo. Ao se encontrarem na parte de baixo da circunferência, elas mostram os dois sinais. Por isso que os 180º equivale aos -180º.
Se você tive mais interesse no assunto, a própria wiki do Scratch tem mais sobre o assunto.
Espero que suas dúvidas tenham sido sanadas. Caso você ainda esteja com alguma pergunta para fazer, estamos à disposição.
Abraços e bons estudos!
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