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'Apontando' um objeto no Scratch.

Estou começando o Curso de Iniciante de Programação e me surgiu uma dúvida um tanto quanto pertinente. Ao construir a movimentação inicial da bolinha do jogo 'Pong' no Scratch, me deparei com uma questão, que explicava alguns ângulos e a quais direções eles correspondem ou são equivalentes (Ex: 90° equivale a -270° e a bolinha é apontada para cima.)

Minhas dúvidas são:

  1. Por que ângulo de 90° equivale a -270° e -90° equivale a 270°?
  2. Sendo 90° um ângulo reto, por que ele necessariamente aponta o objeto para cima?
  3. Por que 180° e -180° apontam o objeto para baixo?
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Olá, Otávio. Como você está?

Perdão pela demora em te responder.

No editor Scratch vamos nos basear no eixo positivo das ordenadas. Ou seja, na parte de cima do eixo Y: ali começa os ângulos. Os ângulos tomam base a partir dele, e começam a andar em sentido horário. Por quê? Porque é na direção do relógio. Isso facilita o aprendizado, pois é algo comumente conhecido.

Aqui está um exemplo de como o Scratch mostra os ângulos:

Imagem das direções no Scratch, mostrando um círculo com os ângulos positivos e negativos de 0, 45, 90, 135 e 180.

Notei que você ficou com dúvida em relação à razão, além do ângulo começar apontando para cima. Para falar a verdade, é apenas uma questão de simplificação. É bem mais fácil pensar que o ângulo de 90º tem o exato oposto como o mesmo número mas negativo, ao invés de ter que contar 180, principalmente se a pessoa não tiver conhecimentos matemáticos sobre o assunto. Da mesma forma os 180º: do zero ao descer, em ambos os lados, será positivo e negativo. Ao se encontrarem na parte de baixo da circunferência, elas mostram os dois sinais. Por isso que os 180º equivale aos -180º.

Se você tive mais interesse no assunto, a própria wiki do Scratch tem mais sobre o assunto.

Espero que suas dúvidas tenham sido sanadas. Caso você ainda esteja com alguma pergunta para fazer, estamos à disposição.

Abraços e bons estudos!

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