1
resposta

Aplicativo picpay

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade [16:36, 03/05/2023] Estava navegando pelo aplicativo do picpay e na hora de finalizar o pagamento ele não foi autorizado e apareceu isso na tela, além da redundância achei uma falha na heurística ‘9- ajude os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e recuperarem-se de erros’, pois eu não soube o que havia feito de errado e nem como solucionar isso, acabei me frustrando e fazendo a operação no Nubank, que pra mim tem a melhor interface de banco, pela boa usabilidade. Me surpreende uma plataforma tão grande ter esse tipo de falha com o usuário, considerei uma falha n• 4 pois acabei não realizando a operação na plataforma.

1 resposta

Olá, Anna! Como está?

Obrigada por compartilhar conosco!

Referente a heurística 9, ela é fundamental para garantir uma boa usabilidade. Dessa maneira, é essencial que a interface ofereça mensagens claras e objetivas para orientar a pessoa usuária em caso de falhas ou erros e, no caso da mensagem de erro apresentada pelo aplicativo citado por ti, a mensagem se mostrou pouco esclarecedora, o que acabou gerando frustração e acabou levando você a optar por outra plataforma. Assim, podemos refletir que uma sugestão para melhoria seria incluir uma mensagem mais detalhada, explicando o motivo do erro e orientando a pessoa usuária sobre como solucioná-lo. O que acha?

Bem, é importante lembrar que toda interface pode apresentar falhas em algum momento, e que o importante é que as empresas estejam sempre atentas ao feedback de usuários e usuárias e trabalhem constantemente para aprimorar a usabilidade de seus produtos.

E espero que cada vez menos ocorram situações assim, e que as empresas se empenhem em fazer com que a experiência de usuários e usuárias seja sempre a melhor possível!!

Qualquer dúvida, estou aqui!

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software