Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Aplicar sombra no Illustrator

Olá! Tenho uma dúvida quanto a aplicação do efeito de sombra no Illustrator: Eu tenho um objeto que, em suas proporções, está acima de outro objeto e também do plano de fundo. Eu gostaria de aplicar o efeito de sombra somente no objeto logo abaixo, sem que o efeito se estenda também para o plano de fundo. É possível fazer isso? Se sim, como? Agradeço a ajuda desde já!

1 resposta
solução!

Bom dia Nagela. Tudo bem ^^

Deixa eu ver se entendi, você quer criar algo neste sentido imagem. o retangulo é o fundo, o losango o objeto 1 e a estrela o objeto 2 que faz sombra apenas no losango, correto?

Se sim, o que você precisa fazer é uma mascara nos objetos que vão receber a sombra e deixar o fundo fora desta mascara.

• Eu criei o fundo, está abaixo de tudo.

• Depois criei o losango (objeto 1)

• E depois a Estrela (objeto 2)

• Apliquei o efeito de sombr na estrela, e este estava recembo em tudo abaixo dela

• Ai eu peguei o losango e a estrela para criar um novo objeto no formato exatamente da mistura dos dois, usei neste caso o PATHFINDER pra fazer isso

• Coloquei esta forma em cima dos dois, selecionei todos eles e criei uma mascara, pra sombra da estrela ser mostrada apenas naquele formato.

Parece um pouco complicado, mas é bem simples, se você ficar com alguma dúvida no processo pergunte aqui novamente que faço um vídeo rápido explicando o processo, sem problemas ok ^^

Um abraço e bons estudos.