1
resposta

Aplicar aspas duplas na mensagem de validação

Olá a todos! Estou aplicando a solução dada na aula de "validação global", em minha aplicação, e me deparei com uma pequena "situação inconveniente": tomei a liberdade de dar destaque ao campo inserido em branco, usando aspas duplas. Veja:

mongoose.Schema.Types.String.set("validate", {
    validator: (valor) => valor.trim() !== "",
    message: ({path}) => `O campo ${path} foi "fornecido" em branco.`
});

Agora, eis o resultado:

{
    "message": "Os seguintes erros foram encontrados: O nome do(a) autor(a) é obrigatório; O campo nacionalidade foi \"fornecido\" em branco.",
    "status": 400
}

É impresso uma "barra" junto das aspas. Tentei escapar as aspas com "", remover usando o método replace. Nada deu certo!

Achei um tópico em um fórum comentando sobre o assunto. É informado que tal problema foi resolvido com "log estruturado", com a versão 4.4. Porém, meu projeto a versão 6.2.6. Alguém tem uma ideia de como resolver?

fonte utilizada: https://jira.mongodb.org/browse/SERVER-16620

1 resposta

Olá, tudo bem?

Realizei algumas pesquisas sobre essa questão que você comentou e não consegui encontrar nenhuma solução para a utilização das aspas duplas (" ") nessa mensagem.

Por conta disso, lhe aconselho a utiliza aspas simples (' ') para destacar a propriedade passada em path. Nos meus testes ela não deu nenhum problema e consegui dar um bom destaque para a mesma.

Espero ter conseguido lhe ajudar nessa situação. Caso queira perguntar, ou discutir algo relacionado ao tópico, estarei à disposição para ajudá-lo.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.