2
respostas

Aplicando técnicas de Prompts

Solicitei ao chat que montasse um QUIZ sobre a matéria de Engenharia de Prompt que acabei de estudar para organizar meus estudos no Alura. Como parâmetro, pedi que as perguntas fossem feitas tendo como base a técnica Few-shot Prompt (antes de cada pergunta será mostrado um exemplo de pergunta + resposta correta para calibrar) e minhas áreas de interesse (Administração e Tecnologia da Informação). Como vai funcionar: antes de cada pergunta, eu verei um exemplo resolvido.

Você está criando um prompt para o Claude gerar um relatório financeiro mensal. Qual das alternativas abaixo representa a melhor instrução?

A) "Faz um relatório aí"
B) "Gere um relatório financeiro mensal com total de receitas, despesas e saldo final, em formato de tabela"
C) "Preciso de umas informações sobre dinheiro"
D) "Relatório. Financeiro. Mês."
Digite a letra da sua resposta!

2 respostas

Olá, Estudante! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da forma como você aplicou a técnica Few-shot Prompt, usando exemplos resolvidos antes das perguntas para orientar melhor a IA e conectar o conteúdo com suas áreas de interesse em Administração e Tecnologia da Informação. A alternativa B é a mais adequada, porque traz uma instrução clara, com objetivo, conteúdo esperado e formato de saída.

Continue explorando esse tipo de prompt, pois ele ajuda a criar materiais de estudo mais organizados e personalizados. Dica: ao montar novos quizzes, peça também que a IA explique por que cada alternativa está correta ou incorreta; assim, você revisa o conteúdo e entende melhor os critérios de um bom prompt.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigada Lorena! vou acrescentar essa visão da explicação das respostas, sem dúvida vai melhorar minha compreensão e fixação das matérias.