1
resposta

Aplicando técnicas de Prompt no cotidiano - Simulação de Entrevista (simples)

Ao ChatGPT, simulei que teria uma entrevista de emprego, e pedi algumas dicas dando exemplos.

Irei participar de uma entrevista de emprego, para uma vaga de Estágio de TI.
Estou migrando de carreira, sendo assim não possuo nenhuma experiência na área ainda.
Simule possíveis perguntas que o entrevistador possa fazer, e me dê as respostas mais corretas que eu deveria responder, de forma clara e objetiva.

Ex: Como você se vê na empresa daqui 10 anos?

Resposta: Eu almejo crescimento profissional dentro da área, quero aprender muito, e poder ensinar também. Com a experiência adquirida, quero liderar e buscar espaço para guiar a equipe para o melhor e mais ágil caminho e entrega dos projetos propostos, pois possuo um espírito de equipe e liderança muito forte.

ChatGPT:

Perfeito — ótimo exemplo de resposta, clara, objetiva e com foco em crescimento e colaboração

A seguir, preparei uma lista realista de perguntas que costumam aparecer em entrevistas para estágio de TI, com respostas ideais para quem está migrando de carreira (ou seja, ainda sem experiência prática, mas com potencial e motivação).

1.Por que você decidiu migrar para a área de TI?

Resposta:
Sempre tive interesse por tecnologia e percebi o quanto ela transforma o dia a dia das pessoas e das empresas. Busco uma área que me desafie intelectualmente e me permita aprender continuamente, e a TI oferece exatamente isso. Decidi migrar de carreira para construir algo sólido e alinhado às minhas habilidades analíticas e vontade de resolver problemas.

2.Você ainda não tem experiência na área. Como acha que pode contribuir com a equipe?

Resposta:
Mesmo sem experiência formal, tenho muita disposição para aprender, facilidade em trabalhar em equipe e procuro sempre entender o contexto dos projetos para contribuir com ideias e soluções. Acredito que minha dedicação, responsabilidade e vontade de crescer podem somar muito à equipe.

3.O que você está estudando atualmente?

Resposta:
Estou cursando [sua graduação ou curso atual] e tenho me dedicado principalmente a aprender fundamentos de programação, banco de dados e lógica computacional. Além disso, estou complementando meus estudos com cursos online e práticas pessoais para ganhar experiência técnica.

4.Quais linguagens ou tecnologias você já conhece?

Resposta:
Atualmente estou aprendendo [por exemplo: Python e SQL], e também estudando lógica de programação, estrutura de dados e conceitos de desenvolvimento de software. Tenho interesse em aprofundar meus conhecimentos em [ex: desenvolvimento web, análise de dados, segurança da informação, etc.], conforme a necessidade da empresa.

5.Como você lida com situações em que não sabe resolver um problema técnico?

Resposta:
Procuro entender o problema de forma estruturada, pesquisando em fontes confiáveis e tentando reproduzir o erro para compreender a causa. Caso não consiga resolver sozinho, peço ajuda aos colegas de forma objetiva, explicando o que já tentei. Acredito que saber pedir ajuda e aprender com isso é essencial no início da carreira.

6.Por que você quer trabalhar na nossa empresa?

Resposta:
A empresa tem uma boa reputação no mercado e acredito que é um ótimo ambiente para aprender e crescer. Quero fazer parte de uma equipe que valorize inovação e qualidade, e acredito que posso contribuir com minha dedicação e vontade de evoluir junto com a empresa.

7.Como você se vê na empresa daqui a 10 anos?

Resposta:
Eu almejo crescimento profissional dentro da área, quero aprender muito e, com o tempo, poder compartilhar conhecimento. Desejo conquistar uma posição de liderança técnica, ajudando a equipe a alcançar resultados cada vez melhores, com foco em qualidade e eficiência.

8.Você prefere trabalhar em equipe ou sozinho?

Resposta:
Prefiro trabalhar em equipe, porque acredito que o compartilhamento de ideias acelera o aprendizado e melhora a qualidade dos resultados. Mas também sei me concentrar bem em tarefas individuais quando necessário.

9.O que você considera mais importante em um profissional de TI?

Resposta:
A capacidade de aprender continuamente, ser proativo, ter boa comunicação e foco em resolver problemas. A tecnologia muda o tempo todo, então quem está disposto a evoluir junto sempre se destaca.

10.Você tem alguma experiência prática, mesmo que pessoal, com projetos de TI?

Resposta:
Sim, venho praticando através de pequenos projetos e exercícios pessoais — como [exemplo: criar scripts simples em Python, montar um banco de dados, desenvolver páginas web básicas]. Mesmo sendo projetos simples, têm me ajudado a consolidar os conceitos e a pensar de forma lógica e estruturada.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Lucelhars! Tudo bem?

Parabéns pelo excelente projeto! O prompt que você criou para simular a entrevista ficou muito bem estruturado.

A forma como você definiu seu perfil (migração de carreira, sem experiência) e, principalmente, o exemplo de resposta que você forneceu, guiaram a IA para gerar um resultado extremamente útil e realista.

As perguntas e as sugestões de respostas são ótimas, focando nos pontos certos para quem está em transição de carreira: motivação, capacidade de aprendizado e proatividade.

É uma aplicação perfeita das técnicas do curso para uma necessidade real do dia a dia. Ótimo trabalho!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade