Explorando técnicas de engenharia de prompt
Faça o treinamento de situações de risco do agente de turismo, como uso de IA:
Vamos aprimorar algumas técnicas de engenharia de prompt. Quero uma história de 5 a 10 linhas em um destino turístico com um casal, idade, profissão, classe econômica, que no trajeto da viagem acontece algo inesperado. Assim, qual seria a conversa passo a passo que ele (viajante) pode ter com um agente ou consultor? O que pode acontecer se ele der a resposta errada? Qual risco envolvido? Como você faria melhor, se fosse esse agante?
Clara, 34 anos, médica, e Henrique, 37 anos, engenheiro civil, casal de classe média alta, viajaram para Paris para comemorar dez anos de casamento. Durante uma conexão no aeroporto, Henrique percebeu que sua mochila com passaportes e cartões havia desaparecido. Nervosos, eles procuraram o balcão de atendimento da companhia aérea. O agente perguntou quando a mochila foi vista pela última vez e se havia objetos de valor. Henrique, apressado, respondeu de forma confusa e deu horários incorretos. Isso atrasou o rastreamento da bagagem e gerou suspeita de informação inconsistente no relatório. Enquanto isso, o embarque final para Paris estava próximo. Clara decidiu reorganizar as informações cronologicamente e explicar calmamente cada detalhe ao consultor. Com dados claros, o agente conseguiu localizar imagens das câmeras e identificar que a mochila havia sido deixada na cafeteria do terminal.
Passo a passo da conversa ideal entre viajante e agente:
- Agente: “Quando e onde o senhor viu a mochila pela última vez?”
- Viajante: “Na cafeteria próxima ao portão 12, às 14h15.”
- Agente: “Quais itens importantes estavam dentro?”
- Viajante: “Dois passaportes, cartões bancários e um notebook.”
- Agente: “Alguém teve acesso à mochila além do senhor?”
- Viajante: “Não, eu a deixei ao lado da cadeira por alguns minutos.”
- Agente: “O senhor consegue descrever a mochila?”
- Viajante: “Preta, modelo executivo, com uma etiqueta vermelha na alça.”
- Agente: “Vamos verificar as câmeras e acionar a equipe de achados e perdidos.”
Se o viajante der respostas erradas:
- O rastreamento pode ser atrasado.
- O relatório pode ficar inconsistente.
- A companhia pode considerar as informações pouco confiáveis.
- O casal pode perder o voo ou enfrentar dificuldades para embarcar sem documentos.
Riscos envolvidos:
- Furto de identidade.
- Uso indevido de cartões.
- Problemas migratórios.
- Custos extras com remarcação e hospedagem.
- Estresse emocional durante a viagem.
Se eu fosse o agente:
- Organizaria a linha do tempo junto ao viajante antes de preencher o relatório.
- Faria perguntas objetivas e confirmaria cada resposta.
- Orientaria o bloqueio imediato dos cartões e o contato com o consulado.
- Priorizaria soluções práticas para reduzir o impacto emocional e operacional do problema.
Nova solicitação mais detalhada: pedindo as etapas no caso de alto risco:
E se a mochila foi furtada, junto com os cartões e carteira? Me apresente soluções reais e viáveis. indique também Origem e Destino, trajeto e o nome dos aeroportos. Havia algum itinerário programado que poderia ter atraso? Me traga mais detalhes sobre este caso.
Chat GPT deu várias respostas satisfatórias, no complemento, como exemplo.