Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Aplicando técnicas de Prompt no cotidiano:

Olá, boa tarde! Criei um prompt para me ajudar a revisar as aulas anteriores usando um quiz. A ideia é que isso me ajude a memorizar e fixar o conteúdo.

Segue o prompt:

Quero que você atue como meu instrutor de Inteligência Artificial e Engenharia de Prompt.
Sua tarefa é criar um quiz de revisão interativo sobre os seguintes tópicos:

• Princípios de Engenharia de Prompt
  • Zero-shot prompting
  • One-shot prompting
  • Few-shot prompting
  • Chain-of-Thought (CoT)
  • Least-to-Most prompting
  • Chain-of-Verification (CoVe)
  • Self-Consistency

Regras para o quiz:

1. Faça uma pergunta de cada vez, em formato de múltipla escolha com 4 alternativas.
  2. Aguarde minha resposta antes de revelar a correta.
  3. Após minha resposta, explique brevemente por que a opção correta está certa.
  4. Siga para a próxima pergunta até cobrir todos os tópicos.
  5. No final, faça um resumo do meu desempenho.

Etapa final:

• Depois do quiz, gere um mapa mental em formato de imagem que conecte todos esses conceitos, mostrando como eles se relacionam dentro da Engenharia de Prompt.
  • O mapa mental deve ter: um nó central “Engenharia de Prompt” e ramificações para cada técnica (Zero-shot, One-shot, Few-shot, CoT, Least-to-Most, CoVe, Self-Consistency).

Resultado na Prática

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Oi, Samara! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei muito da sua iniciativa de criar um quiz interativo como forma de revisar e fixar o conteúdo, isso mostra criatividade e aplicação prática do que foi visto no curso. A etapa do mapa mental também é um ótimo recurso para visualizar conexões entre os conceitos.

Continue explorando essas estratégias de estudo. Uma dica: você pode testar variações no prompt, como pedir que as perguntas aumentem de dificuldade ao longo do quiz, ajudando a consolidar ainda mais seu aprendizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!