Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Aplicando o modelo 60-30-10 e teoria das cores

Para o primeiro caso dos exemplares abaixo, utilizei a harmonização de cores quadricular, uma vez que isso ajuda a realçar elementos por trabalhar a partir de cores contrastantes, como a mensagem verbal presente. No segundo caso, decidi trabalhar com uma estética monocromática, pensando em um cenário em que o material precise ser mais "sóbrio" nas cores, como um contexto extremamente formal. No terceiro caso, tive como norte o conceito de "verão", portanto, usei cores que remetessem ao mar, ao sol e à areia das praias. Usando o Color Shark, deixei a escala de acessibilidade de todos os casos simulados em AAA. Cabe salientar, ainda, que busquei ter em vista o modelo 60-30-10. Além disso, escureci ou clariei algumas cores para ficar mais confortável e aumentar a legibilidade.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Oi, Ednelson. Tudo bem?

Aplicar o modelo 60-30-10 junto com a teoria das cores e garantir a acessibilidade em nível AAA demonstra um cuidado excelente com a legibilidade e com a intenção comunicativa de cada proposta visual.

Explorar diferentes caminhos visuais, desde propostas mais contrastantes até estéticas monocromáticas ou temáticas, ajuda bastante a entender como a escolha cromática afeta a percepção do usuário.

Você já parou para pensar em como testar essas mesmas paletas utilizando ferramentas voltadas para simulação de daltonismo no dia a dia do design?

Parabéns pelo excelente trabalho e por compartilhar sua atividade com a gente. O fórum está sempre à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi, Mike. Eu acabei me esquecendo de testar as cores por meio da ferramenta de simulação de daltonismo, presente no Color Shark. Assim, muito obrigado por me lembrar.