Entendi que as práticas vistas até aqui são mais aderentes a venda para B2C. No caso de vendas B2B, existem práticas específicas?
Entendi que as práticas vistas até aqui são mais aderentes a venda para B2C. No caso de vendas B2B, existem práticas específicas?
Oi Liliane,
Voce tem um segmento mais específico para direcionar nossa explicação?
Liliane, para o público B2B o que está engajando mais são conteúdos como cases de sucesso, whitepapers e testes do produto. Se quiser, comente sobre a área do seu negócio/empresa e aí a gente te dá algumas ideias mais direcionadas.
No caso de vendas de treinamentos e serviços relacionados a segurança do trabalho por exemplo, onde o serviço é adquirido por empresas que necessitam de consultoria na área ou de treinamentos para seus funcionários. O que seria mais aderente ao público? E para uma empresa que presta serviços de consultoria e suporte de TI para outras empresas?
Acredito que no ramo de treinamentos e serviços de segurança o que seria legal é tentar entender as Personas, quais são as principais dificuldades delas, o que elas querem...análise de SEO do negócio com certeza ajuda. Caso a empresa possua um blog corporativo para apresentar o negócio (fortemente recomendo!) é lá onde pode ser o primeiro contato com a empresa, lá é onde podem ser passadas dicas, novidades do segmento, erros comuns do setor etc.
Agora está chegando o ano novo, conteúdos como "X tendências do [nome do setor]" são muito bons, também. Isso para o topo de funil.
A equipe de atendimento, suporte ou mesmo vendas pode dar insights já que no dia a dia fala com as pessoas - potenciais clientes. Tentaria verificar o que empresas da mesma área cria de conteúdo, e alternar para a realidade da empresa.
A mesma coisa vale para consultoria de TI...não tem certo e errado mas no geral, no B2B realmente são cases de sucesso que as pessoas responsáveis pela contratação de um serviço querem ver, para se certificar do que a solução oferecida seria boa para a empresa. Esses cases podem ser conteúdos "fechados" onde a pessoa precisa dar seu e-mail e outros dados para fazer download - é bom pensar em informações valiosas para a sua empresa como o cargo, empresa onde a pessoa que quer baixar o conteúdo trabalha, etc. Assim pode ser feito um follow-up com ela - nutrição através de fluxos de automação com e-mails do interesse desta pessoa etc e depois também a prospecção dela (pré-vendas ou o chamado BizDev), descobrindo se ela já está no momento de compra ou ainda precisa de mais indicações e materiais para a decisão.
A Jornada de Compra no B2B é mais longa justamente por ter na maioria um valor mais alto e uma grande responsabilidade e quantidade de pessoas envolvidas...por isso, certificar-se sempre de que o atendimento da parte da sua empresa é impecável, humanizado, com suporte bom e rápido...pois essa mesma empresa que hoje contrata pode ser um case de sucesso de amanhã :)
Dica final: o Marketing sempre deve andar de mão dada com a equipe de Vendas e atendimento para produzir conteúdos que informam o potencial cliente sobre o serviço, tocando exatamente os pontos de interesse, e ajudando na descoberta do problema e decisão de compra.