Sobre a Estrutura Organizacional, considerar para a aplicação da governança a indicação inicial dos responsáveis e seus papéis na governança. Validação da indicação, definindo com os envolvidos quais serão as responsabilidades e seus papéis. Engajamento dos gestores e áreas nesta definição, permitindo que conheçam e também sejam ‘donos’ de suas atribuições.
Para a Tomada de Decisões Baseada em Dados, propõe-se a coleta inicial dados que permitam a visualização do processo e seu andamento. Estabelecer métricas, pontos de controle e indicadores com base nestes dados. Acompanhar a evolução destes indicadores e estabelecer seus limites e/ou metas. Tomar decisões que permitam convergir para o alcance das metas ou não ultrapassagem de limites.
Uma Comunicação Efetiva demandaria o estabelecimento de canais de comunicação bem definidos, padronizados, de modo a não dispersar a comunicação em vários canais e mitigar eventuais perdas de comunicação. Também neste caso, um
O Treinamento e Capacitação é fundamental para promover a assimilação da governança inicialmente por todos. Na sequência, sempre evoluir os treinamentos de modo a acompanhar eventuais mudanças e reciclar o treinamento das equipes mediante mudanças ou evolução da governança. Incluir novos colaboradores dentro do processo de governança através de aplicação do treinamento é fundamental para que possa se inserir no processo e adotá-lo, melhorando a cultura da empresa para a governança.