2
respostas

Aplicacao Java Client/Server num mundo Web e Mobile?... Onde está sendo usada?

No meu caminho de migracao da area de infraestrutura, para desenv, me deparei com esta duvida... Se uma aplicacao Java é Client/Server e roda no Desktop de um usuario por vez... onde ainda usam este metodo(client/server)?.. Quais empresas/cenarios?... afinal, esamos num momento web/mobile... alguem pode me ajudar a esclarecer esta duvida?

2 respostas

Oie Silvio, tudo bem contigo?

Como você bem disse estamos no momento web/mobile, e o Java se enquadra perfeitamente nesse cenário. A partir de Java usando frameworks como Spring Boot conseguimos fazer aplicações web bem interessantes, aliás, o foco de Java atualmente é nessa parte de back end de aplicações web. Na parte mobile, em Android a grande maioria dos aplicativos são programados em Java. O futuro das aplicações com toda certeza é na parte web e mobile, e o Java com toda certeza está incluso nisso, quanto a aplicações desktop é possível fazer em Java mas é bem difícil achar alguém que faça já que existem tecnologias melhores, pois o Java ao longo dos anos se desenvolveu em direção a parte web e não para desktop.

Espero ter conseguido esclarecer um pouco a sua dúvida, qualquer coisa fico a disposição :)

Bons estudos!

Obrigado pela resposta!.. entendi bem e confirma o que sinto sobre este assunto... agora... imagino que sistemas java ainda podem existir em sistemas tipo ERP legados, que estao sendo migrados para web/mobile.