O empirismo é composto pelos pilares transparência, inspeção e adaptação. Em que momento eles são aplicados dentro das cerimonias do Scrum?
O empirismo é composto pelos pilares transparência, inspeção e adaptação. Em que momento eles são aplicados dentro das cerimonias do Scrum?
Oi, Renan!
Então, esses pilares servem de guia para a maneira que todos os indivíduos do Time Scrum devem se comportar ao longo da sprint. Não há um momento específico na cerimônia em que os participantes dizem "agora devemos agir com transparência" ou "agora é hora de inspecionar", estas atitudes acontecem naturalmente pois o Scrum está organizado dentro de suas cerimônias, e dos papeis de cada um, para que ocorra dessa maneira.
Por exemplo, durante uma daily, uma pessoa desenvolvedora pode expor com transparência algum problema no código que não consegue resolver. Em seguida, ela pede ajuda ao tech lead, que, por sua vez, poderá inspecionar o código e corrigir o erro, o que levará a uma adaptação por parte da pessoa desenvolvedora (ou quem sabe sirva para todo o Time Dev), que, entendendo seu erro, tentará não cometê-lo de uma próxima vez.
Esse foi só um exemplo utilizando a daily como cerimônia, mas em todas as cerimônias do Scrum é possível pensar em momentos em que os três pilares estão ativamente funcionando.
Conseguiu ter uma compreensão melhor? Espero que sim!
Qualquer outra dúvida estou à disposição. Abraços e bons estudos!