1
resposta

Aplicação dos conceitos em equipe de 1

No meu setor (trabalho em uma montadora), acabo desenvolvendo todos os sistemas, porém trabalho sozinho. Já estou a uns meses desenvolvendo um novo sistema (backend, frontend, databases...) e isso me incomoda muito, é muita demora, gostaria de já ter entregado alguns módulos, e estou priorizando os essenciais, porém, esses módulos têm alta dependencia um do outro, e não funcionam separadamente (até funcionam, mas sozinhos são inúteis...). Ainda sim é possível aplicar a metodologia ágil?

1 resposta

Olá, Wilson! Imagino que seja um grande desafio atuar sozinho em todas as frentes desse desenvolvimento. É possível sim aplicar metodologias ágeis mesmo trabalhando sozinho, adaptando os conceitos para a sua realidade. Você não vai conseguir cumprir reuniões que alguns métodos utilizam, por exemplo, ou outros eventos mais colaborativos que teriam que ser desenvolvidos em grupo. Contudo, você pode organizar suas próprias atividades de forma a entregar maior valor agregado final para a sua empresa. Seguindo metodologias ágeis, você precisa focar em entregas mais frequentes de funcionalidades do que uma única grande entrega que pode demorar muito tempo, ainda mais para você que está sozinho. Como você pontuou, no seu caso existem módulos que são muito dependentes de outros e não podem ser entregues separadamente, mas ainda sim é necessário refletir como separá-los em entregas menores e conseguir diminuir o tempo até que elas aconteçam de fato.

Neste sentido, uma boa prática seria pedir feedback para os clientes, os colaboradores da sua empresa que utilizarão o sistema, e entender o que é prioritário para eles no momento. Assim, você pode entregar esses módulos em versões mais simples num primeiro momento e ir aprimorando-os gradativamente de acordo com que as necessidades vão surgindo.

Uma recomendação para iniciar a aplicação de metodologias ágeis sozinho, seria adotar um método mais flexível, como o Kanban por exemplo. O framework Scrum já seria mais difícil de adotar trabalhando sozinho, pois ele define uma série de reuniões, funções específicas e outros eventos que talvez seriam mais complexos de adaptar à sua realidade.

Vou deixar aqui uma dúvida antiga do fórum que se assemelha à sua, para ter mais uma perspectiva sobre o assunto e também recomendo o curso Kanban parte 1 da nossa plataforma, que já te fornece um primeiro passo para implementar o método na sua rotina de trabalho.

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Um abraço e bons estudos!