1
resposta

Aplicação do Scrum na prática

Boa tarde.

Sou analista de requisitos e processos da área de testes de uma empresa que desenvolve softwares e recentemente recebi uma demanda que se trata de analisar chamados classificados como Erro e tentar extrair casos de testes para verificar se o erro é existente ou se existe alguma dificuldade por parte do usuário.

O que eu quero entregar?
Analise dos chamados e um direcionamento quanto ao desempenho do sistema e do usuário.

Definindo o meu backlog:

1. Levantar todos os chamados do sistema dentro de um determinado período.
  2. Filtrar os chamados caracterizados como "Erro".
  3. Analisar os chamados e verificar se de fato trata-se de um erro ou se é dificuldade do usuário na utilização da ferramenta.
  4. Dos chamados que de fato forem erros, iniciar a criação dos casos de testes.
  5. Enviar os casos de testes para a equipe de QA avaliar e iniciar as validações.

Planejo as sprints:

1. Defino períodos para trabalhar nos backlogs.
  2. Separo os chamados por blocos ou criticidade.

Realizo revisões diárias, visto que trabalharei sozinha então não terei dailies para repasse das atividades.
O que fiz?
O que tenho para fazer?
Tenho impeditivos? Quais?

Realizo uma retrospectiva junto da equipe de testes e verifico se os casos de testes criados foram coerentes

1 resposta

Olá, Daniele! Como vai?

Excelente abordagem estratégica para lidar com a demanda recebida!

Sua resposta mostra clareza na definição dos objetivos, organização eficiente do backlog e maturidade ao estruturar as sprints mesmo em atuação individual. Além disso, o cuidado em realizar retrospectivas demonstra compromisso com a melhoria contínua.

Uma sugestão de melhoria seria incluir indicadores de desempenho ou métricas que possam ajudar a mensurar o impacto dos testes realizados, tanto na qualidade do sistema quanto na experiência do usuário.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!